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Selfie com Papai Noel e decoração de Natal fazem empresa faturar R$ 6 mi

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

18/12/2014 06h00

Em tempos de redes sociais, até os papais noéis se adaptaram às novas tecnologias. No shopping Pátio Paulista, em São Paulo, foi criada uma sala onde um Papai Noel tira "selfies" (fotos de si mesmo) com o público. O bom velhinho até usa um cabo com suporte para câmeras digitais e celulares, para que caibam mais pessoas na foto.

O espaço foi desenvolvido pela empresa Innova Natal, especializada em decorações natalinas para shoppings. Por ano, o negócio atende até 15 clientes e o preço dos projetos varia de R$ 400 mil a R$ 1,5 milhão. O faturamento anual é de, aproximadamente, R$ 6 milhões (o lucro não foi informado).

Embora seja um negócio sazonal, a empresa tem receita todos os meses, pois parcela o valor do serviço. “Seria difícil lidar com as contas mensais com o dinheiro que entrou só no fim do ano”, afirma Bruno Donato, 25, sócio-diretor da Innova Natal.

Há trabalho o ano todo. O projeto do cenário é elaborado com até dois anos de antecedência. Depois, são produzidos os enfeites. Em outubro, começa a montagem e, em janeiro, a desmontagem. Segundo ele, os projetos são exclusivos e trazem elementos novos, mas o material é reaproveitado de outros anos, com cor ou revestimento diferentes.

Para armazenar o material, a empresa tem cinco galpões, que somam 3.000 m². “O desafio das empresas que criam cenários natalinos é fazer o público interagir com o espaço. Há muitas decorações que passam praticamente despercebidas pelo consumidor”, declara o empresário.

Aluguel de árvore de Natal para casas e escritórios custa a partir de R$ 400

Em Santo André, no ABC paulista, a loja de decoração Criando Presentes aluga árvores de Natal decoradas de outubro a dezembro. O aluguel de uma árvore de 1,50 metro varia de R$ 400 a R$ 800, enquanto a de 3 metros chega a custar de R$ 2.000 a R$ 2.700. A empresa é responsável pela montagem e desmontagem.

“Todos os anos amplio meu estoque. No primeiro aluguel [da árvore], cobro mais porque preciso recuperar o investimento. Nos demais anos, o valor diminui”, afirma Cristiane Dorta, 50, dona da empresa. Em 2014, ela alugou cerca de cem árvores, o que representa 80% da receita do último trimestre do ano. O faturamento não foi revelado.

De acordo com a empresária, 60% dos clientes são pessoas físicas. Os outros 40% são escritórios, consultórios e lojas que contratam o serviço. “A vantagem do nosso trabalho é que o cliente não perde tempo para montar e desmontar a árvore, tem uma decoração nova todo ano e não precisa de espaço para guardar o produto”, diz. As árvores são armazenadas no estoque da loja.

A Sweet Natal, na capital paulista, tem árvores de 2,10 metros para locação a partir de R$ 2.000. Segundo a proprietária do negócio, Adriana Salles, 39, este ano foram feitas 55 decorações natalinas, o que representa 60% da receita anual. Ao longo do ano, a empresa também faz decorações para festas e data comemorativas.

“Hoje em dia, as casas e os apartamentos têm cada vez menos espaço para guardar objetos. Por isso, as pessoas preferem alugar uma árvore em vez de deixá-la ocupando o espaço o ano todo”, afirma a empresária. O faturamento da empresa não foi informado.

Sazonalidade é fator de risco para negócios do ramo

Sobreviver apenas das decorações natalinas é arriscado, segundo Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). “Se a empresa fecha contratos grandes, ela consegue diluir a receita ao longo do ano. Mas o pequeno empreendedor não tem fôlego para sobreviver só das vendas de fim de ano”, diz.

Por isso, o consultor recomenda que a empresa diversifique o produto. “O empresário pode fazer decorações para outras datas comemorativas, como Páscoa e Dia das Mães. Esses trabalhos precisam, no mínimo, cobrir os custos do negócio no decorrer do ano para que ele possa lucrar alto no Natal”, afirma.

Outra dificuldade nesse ramo, de acordo com Sinelli, é popularizar o serviço. Segundo o especialista, o preço do aluguel de uma árvore de Natal ainda é elevado e pode restringir o público a consumidores de maior poder aquisitivo. “Para aquelas famílias que preservam a tradição de decorar a casa, comprar a árvore sai bem mais barato”, declara.

Onde encontrar:

Criando Presentes: natalcriandopresentes.com.br

Innova Natal: www.innovanatal.com.br

Sweet Natal: www.sweetnatal.com