IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

92% dos micro e pequenos empresários acessam a internet no país, diz Sebrae

Do UOL, em São Paulo

13/01/2015 12h32

Acessar a internet é uma rotina para quase a totalidade dos donos de micro e pequenas empresas –aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano– no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 92% desses empresários usam a rede de computadores no trabalho.

Se comparado, proporcionalmente, ao acesso feito pelo conjunto da população brasileira, os empreendedores estão mais conectados. Segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2013, divulgados no ano passado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 50,1% dos brasileiros acessam a internet.

“A internet, hoje, é uma importante ferramenta que os donos de pequenos negócios têm para se capacitar e divulgar seus produtos e serviços. Ter acesso a esse meio de comunicação já é um grande passo para melhorar a qualidade do empreendedorismo no país”, diz o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Segundo o estudo, 65% dos empresários que usam internet avaliam como alta a importância desse canal para o bom desempenho do negócio.

Empresários usam internet para checar e-mails e pesquisar preços

Os principais motivos que levam os empreendedores a se conectarem são o uso do e-mail (80%), a pesquisa de preços e de fornecedores (68%), a realização de serviços financeiros (60%) e a compra de insumos (55%).

Os empresários que acessam a internet gastam, em média, 20 horas semanais para assuntos ligados ao negócio e 12 horas para outras finalidades.

A pesquisa ouviu 2.108 micro e pequenos empresários de todos os Estados e do Distrito Federal, por telefone, entre junho e setembro de 2014. Foram entrevistados donos de empresas nos setores de indústria, comércio, serviço e construção.

(Com Agência Sebrae)