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Empresário aprende em reality a usar redes sociais e SEO para vender mais

Do UOL, em São Paulo

17/10/2015 06h00

Personagem do reality show de negócios Impulso Digital, idealizado pelo UOL E-commerce, o empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono da loja Empório do Lazer, descobriu que estava perdendo a oportunidade de vender mais com a ajuda das redes sociais. No sétimo episódio da série, ele aprende a importância de criar conteúdo e do SEO, otimização do site para aparecer com destaque em buscas.

“Hoje, na parte de redes sociais, praticamente não fazemos nada. Temos uma fanpage, mas não alimentamos, é muito complicado”, diz Neto.

O SEO ajuda a atrair novos visitantes para o site da empresa com um investimento menor do que o feito em anúncios. Pedro Dias, especialista em otimização de buscas, diz que o SEO se baseia em dois pilares: relevância e reputação.

“Relevância é o que a gente escreve sobre a gente e tem controle imediato. Reputação é tudo o que as outras pessoas falam de nós”, diz. Ele afirma que o SEO deve permear todo o marketing digital da empresa, inclusive a estratégia de trabalho de conteúdo em mídia social.

Bom conteúdo ajuda a aumentar vendas

Daniela Moreira, especialista em conteúdo e sócia da agência Naluvara, diz que um conteúdo de qualidade em e-mail marketing e em redes sociais ajuda a aumentar as chances de fazer vendas. Segundo ela, o conteúdo precisa ser original, e não copiado, para aparecer mais bem posicionado nos sites de busca.

O especialista em internet e professor de redes sociais da ESPM Edney Souza, conhecido como Interney, diz que as redes sociais viraram a porta de entrada das pessoas na internet. "A pessoa pega o celular, liga o computador, e acessa primeiro a rede social antes de acessar até o e-mail. E você tem oportunidade de estar nesse espaço e começar a gerar um relacionamento e um reconhecimento de marca."

Ele diz para Neto produzir conteúdo que mostre seu conhecimento na área, que conte a sua história e apresente-se como autoridade no tema e faça a disseminação via redes sociais. 

Bruno Torres, gerente-geral de Marketing Online do UOL, diz que é importante que os outros falem da sua empresa. “Para isso, você precisa ter alguma coisa diferente, que seja notícia. Tente buscar um produto diferenciado, que ninguém vende hoje. Não precisa ser o de maior margem nem o mais caro.”

In Hsieh, mentor do Impulso Digital, diz que é importante alternar conteúdos educativos com incentivo a vendas, para que o cliente se lembre da loja na hora de comprar.

Com as orientações dos especialistas, Neto contratou uma profissional de comunicação e até lançou um livro eletrônico de guia do churrasco.

O que é o reality?

O Impulso Digital é um reality show online idealizado pelo UOL E-commerce que mostra o dia a dia e os desafios de gerenciar um e-commerce. O personagem principal do programa é o empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono de uma loja física e de um site de artigos para churrasco e festas.

Ao todo, o reality terá duração de dez meses, com a publicação de novos episódios e vídeos explicativos no site (http://zip.net/blrwGc, link encurtado) e no canal do YouTube (http://zip.net/blq694, link encurtado). A cada mês, um tema diferente é abordado.

Além dos vídeos, também serão disponibilizadas no site do programa apostilas, planilhas e apresentações sobre os temas tratados a cada semana.