Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Já pensou em "harmonizar" um livro com um vinho? Essa vinhoteca propõe isso

Roger Marzochi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/06/2017 04h00

O ideal romântico de ler um bom livro acompanhado por um bom vinho levou o editor Marco Pace a criar a Vinhoteca, que vende esses dois produtos. O diferencial é que ele dá dicas de "harmonização", recomendando o melhor vinho para acompanhar o livro. Ou vice-versa.

Não há desconto para a compra combinada. "Mas há sempre um descontinho para bons clientes. É a nossa política", diz Pace.

O site completou um ano de existência em maio, enquanto a loja física está aberta há nove meses no bairro City América, zona oeste de São Paulo. Nos dois empreendimentos (site e loja), o investimento inicial foi de R$ 90 mil, e o faturamento, de R$ 150 mil no primeiro ano, com lucro de R$ 30 mil.

“Eu uni minhas duas paixões”, declara Pace, que, após trabalhar mais de 30 anos como editor de livros em companhias como Siciliano e Alta Books, criou também a sua própria editora, a Ornitorrinco, com seis livros publicados.

Por meio do site, o cliente tem acesso a 700 rótulos de vinhos e 200 títulos de livros, com lançamentos nacionais e internacionais. Na loja, são 300 rótulos e cem títulos de livros.

"Se é uma leitura mais densa, como um grande romance, ou mais clássico e sério, nossa indicação é um vinho mais encorpado, mais robusto. Se é literatura latino-americana, indicamos vinhos latino-americanos"

As bebidas mais vendidas são provenientes da França, Chile e Argentina, além de produtos de vinícolas nacionais. O vinho Rosé Piscine, da França, é o mais procurado: são negociadas dez caixas desse produto por mês. “Bons livros para ler bebendo este vinho são títulos como ‘Os Espiões’, de Luiz Fernando Veríssimo; e ‘Contos Gauchescos’, de Simão Lopes”, afirma ele.

Segundo Pace, há expectativa de abrir uma segunda loja em São Paulo, em 2018. A estratégia, diz ele, é importante, pois nesse universo de consumo, o cliente gosta de ler o rótulo dos vinhos e ter contato com um vendedor que entende do assunto.

Associar vinho e livro é um diferencial

“É uma visão romântica, mas cirúrgica”, diz Carolina Abrantes, sócia-fundadora da consultoria Bridge Consulting, num analogia à ‘incisão’ do público-alvo que Pace faz ao buscar, entre os apreciadores de vinho, aqueles que também gostam de literatura.

Segundo ela, a associação de um vinho com um livro, embora seja um nicho muito pequeno de mercado, ajuda Pace a se diferenciar de grandes players no mercado online de vinhos, como a Wine e a Evino. Com mais de 3.000 rótulos em catálogo, esses e-commerces não fazem a associação com literatura.

Além da concorrência, esse segmento sofreu no ano passado com a quebra da safra de uva no Rio Grande do Sul e a crise econômica. De acordo com dados do governo brasileiro e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a venda de vinhos e espumantes nacionais e importados no país apresentou uma queda de 10,3% no ano passado, passando de 327,8 milhões de litros em 2015 para 294,1 milhões de litros em 2016.

Associação errada pode prejudicar a identidade do negócio

Para Andrea Faria, coordenadora nacional de vitivinicultura do Sebrae Nacional, um grande desafio de Pace é manter o posicionamento com seu cliente. Em análise do site, Andrea afirma ser positiva a existência de grande variedade de vinhos -dos mais baratos aos mais caros- e livros, com romances, autoajuda, gestão e harmonização de vinhos.

Mas, na loja física, ela relata que associar um vinho caro a um livro de autoajuda, por exemplo, pode prejudicar a identidade do negócio. “Num ambiente virtual, esse dinamismo é importante. Mas no presencial, isso pode prejudicar a questão da sofisticação e bom gosto. É preciso atrair um público sofisticado e de bom gosto. A loja física tem que ter uma identidade.”

Pace diz não ter realizado nenhuma pesquisa de mercado para dimensionar o seu público. “Se você tiver um bom produto ou serviço a oferecer, não tem por que dar errado”, afirma.

“Existe risco de não ter público para sustentar crescimento que ele deseja”, diz Carolina, especialista em gestão de negócios.

Onde encontrar:

Vinhoteca Online: www.vinhotecaonline.com.br

Como Faz? Descubra quatro maneiras para abrir um vinho sem saca-rolha

Universa