Já pensou em "harmonizar" um livro com um vinho? Essa vinhoteca propõe isso
O ideal romântico de ler um bom livro acompanhado por um bom vinho levou o editor Marco Pace a criar a Vinhoteca, que vende esses dois produtos. O diferencial é que ele dá dicas de "harmonização", recomendando o melhor vinho para acompanhar o livro. Ou vice-versa.
Não há desconto para a compra combinada. "Mas há sempre um descontinho para bons clientes. É a nossa política", diz Pace.
O site completou um ano de existência em maio, enquanto a loja física está aberta há nove meses no bairro City América, zona oeste de São Paulo. Nos dois empreendimentos (site e loja), o investimento inicial foi de R$ 90 mil, e o faturamento, de R$ 150 mil no primeiro ano, com lucro de R$ 30 mil.
“Eu uni minhas duas paixões”, declara Pace, que, após trabalhar mais de 30 anos como editor de livros em companhias como Siciliano e Alta Books, criou também a sua própria editora, a Ornitorrinco, com seis livros publicados.
Por meio do site, o cliente tem acesso a 700 rótulos de vinhos e 200 títulos de livros, com lançamentos nacionais e internacionais. Na loja, são 300 rótulos e cem títulos de livros.
"Se é uma leitura mais densa, como um grande romance, ou mais clássico e sério, nossa indicação é um vinho mais encorpado, mais robusto. Se é literatura latino-americana, indicamos vinhos latino-americanos"
As bebidas mais vendidas são provenientes da França, Chile e Argentina, além de produtos de vinícolas nacionais. O vinho Rosé Piscine, da França, é o mais procurado: são negociadas dez caixas desse produto por mês. “Bons livros para ler bebendo este vinho são títulos como ‘Os Espiões’, de Luiz Fernando Veríssimo; e ‘Contos Gauchescos’, de Simão Lopes”, afirma ele.
Segundo Pace, há expectativa de abrir uma segunda loja em São Paulo, em 2018. A estratégia, diz ele, é importante, pois nesse universo de consumo, o cliente gosta de ler o rótulo dos vinhos e ter contato com um vendedor que entende do assunto.
Associar vinho e livro é um diferencial
“É uma visão romântica, mas cirúrgica”, diz Carolina Abrantes, sócia-fundadora da consultoria Bridge Consulting, num analogia à ‘incisão’ do público-alvo que Pace faz ao buscar, entre os apreciadores de vinho, aqueles que também gostam de literatura.
Segundo ela, a associação de um vinho com um livro, embora seja um nicho muito pequeno de mercado, ajuda Pace a se diferenciar de grandes players no mercado online de vinhos, como a Wine e a Evino. Com mais de 3.000 rótulos em catálogo, esses e-commerces não fazem a associação com literatura.
Além da concorrência, esse segmento sofreu no ano passado com a quebra da safra de uva no Rio Grande do Sul e a crise econômica. De acordo com dados do governo brasileiro e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a venda de vinhos e espumantes nacionais e importados no país apresentou uma queda de 10,3% no ano passado, passando de 327,8 milhões de litros em 2015 para 294,1 milhões de litros em 2016.
Associação errada pode prejudicar a identidade do negócio
Para Andrea Faria, coordenadora nacional de vitivinicultura do Sebrae Nacional, um grande desafio de Pace é manter o posicionamento com seu cliente. Em análise do site, Andrea afirma ser positiva a existência de grande variedade de vinhos -dos mais baratos aos mais caros- e livros, com romances, autoajuda, gestão e harmonização de vinhos.
Mas, na loja física, ela relata que associar um vinho caro a um livro de autoajuda, por exemplo, pode prejudicar a identidade do negócio. “Num ambiente virtual, esse dinamismo é importante. Mas no presencial, isso pode prejudicar a questão da sofisticação e bom gosto. É preciso atrair um público sofisticado e de bom gosto. A loja física tem que ter uma identidade.”
Pace diz não ter realizado nenhuma pesquisa de mercado para dimensionar o seu público. “Se você tiver um bom produto ou serviço a oferecer, não tem por que dar errado”, afirma.
“Existe risco de não ter público para sustentar crescimento que ele deseja”, diz Carolina, especialista em gestão de negócios.
Onde encontrar:
Vinhoteca Online: www.vinhotecaonline.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.