Rio ganha bar self-service onde preço do chope varia como ações na Bolsa
Desde novembro, o Rio de Janeiro ganhou um bar inspirado no funcionamento de uma Bolsa de Valores: o Down Jones Market Beer. O preço da cerveja varia para cima ou para baixo, assim como ações no mercado financeiro. Além disso, o bar conta com sistema autosserviço, ou seja, o próprio cliente pega as bebidas, sem ajuda de garçons.
Quanto maior a procura por um rótulo, mais caro ele fica. Um copo de 300 ml, por exemplo, pode começar a noite custando R$ 5 e terminar a R$ 20.
A variação acontece a cada meia hora, e os novos preços são mostrados em um telão, por meio de gráficos. Ao todo, são dez cervejas oferecidas e, ao longo da noite, cinco delas ficam mais caras e outras cinco, mais baratas.
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O modelo da choperia Down Jones, no Rio, é semelhante ao de um bar existente em São Paulo: o Wall Street Bar.
O nome do estabelecimento do Rio mistura o nome do índice da Bolsa de Valores dos Estados Unidos (Dow Jones) e do shopping onde está localizado o bar (Downtown, na Barra da Tijuca).
Pouca mão de obra e sem 10% do cliente
No comando do negócio estão os sócios Alessandro Gomes, 40, André Acquaviva, 35, e Luiz Felipe Magalhães, 40. Gomes e Acquaviva eram responsáveis pela distribuição no Rio dos rótulos da cervejaria mineira Backer. Gomes diz que o negócio surgiu da necessidade de ter espaço para estocar a bebida.
"Criamos uma câmera fria aqui, fizemos um evento e achamos que tinha potencial para um bar. Queríamos um modelo enxuto e levamos em consideração essa nova tendência de autosserviço. Assim, não precisamos de muita mão de obra e também não precisamos cobrar 10% do cliente", diz Gomes.
Nenhum dos sócios havia trabalhado no mercado financeiro. "Pensamos no modelo da Bolsa, com o preço da cerveja variando, e automatizamos a cerveja. A ideia veio do nada e vimos que dava certo", diz ele, que nega ter se inspirado no bar paulista.
O investimento inicial não foi informado. O faturamento de dezembro foi de R$ 40 mil e o lucro, de 15%.
Cerveja é vendida por meio de cartão pré-pago
O bar funciona no sistema de autosserviço, em que cada cliente se serve. É preciso comprar um cartão pré-pago (preço fixo de R$ 5) e carregá-lo com o valor desejado. Os créditos colocados no cartão não têm validade e podem ser usados em outras visitas ao local.
Para se servir, o cliente encosta seu cartão no monitor e enche o copo numa das torneiras automatizadas disponíveis. Não é preciso tomar o copo cheio: é possível adquirir apenas 100 ml de determinada cerveja e pagar apenas pela quantidade servida. Isso estimula a degustação, dizem os sócios.
Ao lado de cada torneira, há um monitor que mostra os detalhes de cada bebida. Entre as opções estão a backer pilsen (cerveja clara e de baixa fermentação) e a 3 Lobos Exterminador (chope de trigo, não filtrado e temperado com lúpulos americanos e toque de capim limão).
Com o modelo de self-service, o Down Jones conta com um garçom, um caixa e um dos sócios que auxilia no atendimento. Os pratos do cardápio são feitos por uma empresa terceirizada que fica no local.
Serviço de autoatendimento é ponto crítico, diz consultor
O sistema self-service é o ponto alto e, ao mesmo tempo, o ponto baixo do negócio, diz Luiz Fernando Barbieri, especialista em gestão de negócios e professor do Ibmec Rio.
O modelo de autosserviço tem se mostrado uma opção inteligente do mercado. Não pagar 10% deixa o cliente satisfeito e, do ponto de vista do empreendedor, reduz custos da operação e minimiza a gestão do atendimento.
Luiz Fernando Barbieri, professor do Ibmec Rio
Por outro lado, ainda não é um modelo popular no Brasil para bebidas e pode levar à queda nas vendas, afirma.
"O carioca está acostumado a ter um serviço de garçom à mesa, e o negócio precisa quebrar esse paradigma. Com isso, corre-se o risco de vender menos, já que a pessoa vai precisar levantar várias vezes para se servir", relata. Quando há um garçom repondo o produto, diz ele, a venda tende a ser maior.
Onde encontrar:
Down Jones Market Beer - www.downjonesmktbeer.com.br
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