IPCA
0.11 Ago.2019
Topo

Empreendedorismo


Veja 12 opções de feira de franquia para abrir negócio com até R$ 100 mil

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/06/2019 04h00

A 28ª ABF Franchising Expo, no Expo Center Norte, em São Paulo, tem opções para quem pensa em abrir uma franquia. Promovida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), a feira reúne cerca de 400 marcas e vai de 26 a 29 de junho. Veja mais abaixo 12 opções de franquias de R$ 7.990 até R$ 100 mil.

Antes de comprar uma franquia, veja algumas recomendações de especialistas, como não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF), uma espécie de raio-x da empresa.

Tome cuidado também com franquias de baixo valor. Especialistas alertam que um risco comum é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.

Confira franquias com investimento inicial de até R$ 100 mil. As informações foram fornecidas pelas empresas:

1) Ceofood

Lançado em março de 2017, é um aplicativo de delivery focado em cidades pequenas e regiões de periferia. Na prática, o franqueado atua com a prospecção de restaurantes e outros estabelecimentos para o aplicativo. São cem unidades em operação, sendo cinco próprias e 95 franquias no modelo home office.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 7.990 (inclui a taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: R$ 300 (mínimo) ou 15% sobre o faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: isenta
  • Faturamento médio mensal: R$ 4.500
  • Lucro médio mensal: 50%
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses
  • Site: https://www.ceofood.com.br/ceofood-franquia/

2) The Kids Club

Criada na Inglaterra em 1986, a marca foi trazida para o Brasil em 1994. É uma rede especializada no ensino de inglês para crianças na faixa etária de 18 meses aos 12 anos. O modelo de negócio é o home based (em casa). A empresa tem 70 franquias.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 23,5 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 12,5% por mês
  • Taxa de propaganda: isento
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil a R$ 12 mil
  • Lucro médio mensal: 30%
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
  • Site: https://thekidsclub.com.br/seja_um_franqueado/

3) Maxilabor Diagnósticos

É uma rede de laboratório de análises toxicológicas por meio da análise de material biológico (cabelo, saliva e urina), para situações como renovação ou troca de categoria de carteira de habilitação, exame admissional e concurso público, entre outras. A empresa foi criada em 1999, em São Paulo, e aderiu ao franchising em 2017. Tem 29 unidades, sendo 11 próprias e 18 franquias. O modelo de negócio é voltado para cidades com mais de 200 mil habitantes.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 35 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: de 1% a 3% por mês sobre o faturamento
  • Taxa de propaganda: 1% por mês sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil (cenário para 200 coletas/mês)
  • Lucro médio mensal: 20%
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
  • Site: https://www.maxilabor.com.br/seja-um-franqueado-maxilabor/

4) Consulting Now

Criada pela InterMaster em 2017, em Mogi das Cruzes (SP), a rede faz a implantação de procedimentos para aumentar o lucro e as vendas e reduzir custos, dentre outras ações, em empresas dos segmentos da indústria, comércio e serviço. O franqueado atua como um consultor empresarial. A empresa tem dez unidades em operação, sendo uma própria e nove franquias. O modelo de negócio é o de escritório ou coworking.

Raio-X

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: 15% por mês sobre o faturamento
  • Taxa de publicidade: isenta
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Lucro médio mensal: 50%
  • Prazo de retorno: oito meses
  • Site: https://www.consultingnow.com.br/franquia/

5) Cheflera Cosméticos e Clínica de Estética

É uma rede de cosméticos com mais de 120 produtos de marca própria, incluindo nutricosméticos (suplementos alimentares com finalidade estética), perfumes e aromatizadores. Inclui também uma clínica de estética, com serviços de tratamento estético corporal, facial e depilação, entre outros. A empresa foi criada em 2018 em Maringá (PR). São 31 unidades (uma própria e 30 franquias). O modelo de negócio é loja com clínica de estética.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 60 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: R$ 800 por mês
  • Taxa de propaganda: isenta
  • Faturamento médio mensal: R$ 22 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 7.000
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses
  • Site: https://www.chefleracosmeticos.com/seja-um-franqueado

6) Baff's Salgaderia

Criada em 2006, a empresa aderiu ao franchising no ano passado. A rede vende salgados, lanches, doces, sorvetes e bebidas frias e quentes. As unidades são instaladas em ruas de comércio popular e estações do metrô, entre outros. São 70 lojas, sendo 41 próprias e 29 franquias. Os modelos de negócios são food bike, quiosque e loja (esses dois últimos com investimento inicial acima de R$ 100 mil).

Raio-X

  • Investimento inicial (food bike): R$ 65 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 5% por mês sobre o faturamento
  • Taxa de propaganda: 2% por mês sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$ 85 mil
  • Lucro médio mensal: 15%
  • Prazo de retorno: de 6 a 24 meses
  • Site: https://www.baffs.com.br/franquia

7) Ecoville

Rede de franquias de lojas de produtos de limpeza, a empresa foi criada em 2007, em Joinville (SC). A venda dos produtos é feita por revendedores diretamente na casa dos consumidores. A marca entrou para o franchising em 2016. A rede tem 300 lojas, sendo 11 próprias e 289 franquias. São dois modelos de negócio: unidade móvel (carro de som que circula pelas ruas oferecendo os produtos) e loja física (investimento inicial maior que R$ 100 mil).

Raio-X

  • Investimento inicial (unidade móvel): R$ 65 mil (taxa de franquia, capital de giro e veículo)
  • Royalties: R$ 500 por mês
  • Taxa de propaganda: R$ 300 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Lucro médio mensal: 15%
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
  • Site: https://www.ecovillequimica.com.br/seja-um-franqueado/

8) Tratabem

Criada em 2012 em Cedral (SP), a rede faz manutenção, assistência técnica e tratamento químico de todos os tipos de piscinas, spas, saunas e hidromassagens. Também vende produtos químicos, piscinas e acessórios, como capas, cascatas e iluminação. São 190 unidades, todas franqueadas.

Raio-X

  • Investimento inicial (loja): a partir de R$ 68 mil (inclui taxa de franquia, kit inicial de químicos, acessórios e suporte)
  • Royalties: R$ 937 por mês
  • Taxa de propaganda: isenta no primeiro contrato
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil (no final do primeiro ano) e R$ 35 mil (no final do segundo ano)
  • Lucro médio mensal: 40%
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
  • Site: https://www.iguitratabem.com/seja-um-franqueado

9) Laundromat

Criada no Rio de Janeiro, em 1987, a empresa é uma rede de lavanderias automáticas (self-service). Oferece três modelos de negócio: express (em regime de comodato), express+ e loja integral (as duas últimas com investimento inicial superior a R$ 100 mil). A rede tem 90 unidades, sendo dez próprias e 80 franquias.

Raio X

  • Investimento inicial (express): a partir de R$ 75 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: 5% por mês sobre o faturamento
  • Taxa de publicidade: 2% por mês sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 20 mil
  • Lucro médio mensal: de 35% a 45%
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
  • Site: https://laundromatbrasil.com/seja-um-franqueado/

10) Escola Guga Tênis

Marca do tenista Gustavo Kuerten, a empresa foi criada em 2010, em Florianópolis (SC). Aderiu ao franchising em 2013. A rede oferece aulas de tênis e beach tennis (tênis de praia), para alunos de todas as faixas etárias. A rede tem 51 unidades (todas são franquias). O franqueado precisa já ter a quadra ou estar associado a algum clube ou associação que disponha de uma.

Raio-X

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro).
  • Royalties: 10% por mês sobre o faturamento
  • Taxa de publicidade: 2% por mês sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil (por quadra de tênis implantada)
  • Lucro médio mensal: 30%
  • Prazo de retorno: de 12 a 20 meses
  • Site: https://escolaguga.com.br/franquia

11) Turquesa Esmalteria e Beleza

Criada em 2014 em São Caetano do Sul (SP), a empresa é uma rede de franquia na área da beleza, com serviços de manicure, cabeleireiro e massagem, entre outros. Tem 60 unidades, todas franquias. Seus modelos de negócios são lojas de rua e quiosques (para shopping e galerias), estes com investimento inicial superior a R$ 100 mil.

Raio-X

  • Investimento inicial (loja de rua): R$ 88.190 (inclui taxa de franquia, móveis e equipamentos, estoque inicial e capital de giro)
  • Royalties: R$ 1.050 (fixo) ou 5% por mês do faturamento
  • Taxa de propaganda: R$ 360 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: 30%
  • Prazo de retorno: a partir de 18 meses
  • Site: https://turquesaesmalteria.com.br/franquia-de-esmalteria/

12) Pinta Mundi Tintas

É uma rede de franquia que vende tintas de marcas do segmento, como Sherwin-Williams, Condor, Suvinil, Coral e Tigre. A empresa foi criada em 1991, em São Paulo, e aderiu ao franchising em 2017. Tem 15 unidades, sendo 12 próprias e três franquias. Possui dois modelos de negócio: light (de 80m² a 100m²) e full (de 100m² a 130m²). O modelo full tem investimento inicial maior que R$ 100 mil.

Raio-X

  • Investimento inicial (modelo light): a partir de R$ 99 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 5% sobre as compras de estoque/mercadoria junto a fornecedores
  • Taxa de propaganda: 1% sobre as compras de estoque/mercadoria junto a fornecedores
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Lucro médio mensal: entre 10% e 15%
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
  • Site: http://pintamundi.com.br/seja-um-franqueado/

Serviço:

  • 28ª ABF Franchising Expo
  • Data: de 26 a 29 de junho de 2019
  • Horário de Funcionamento: de 26 a 28, das 13h às 21h, e dia 29, das 11h30 às 18h30
  • Local: Expo Center Norte - Pavilhões Branco e Azul (rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo)
  • Ingresso: R$ 70 (online) e R$ 80 (bilheteria). O ingresso dá direito a acesso aos quatro dias do evento.
  • Mais informações: www.abfexpo.com.br

Desafio do marshmallow ajuda a desenvolver empreendedores

UOL Notícias

Mais Empreendedorismo