IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil tem menor número de trabalhadores com carteira assinada desde 2012

Do UOL, em São Paulo

29/03/2018 10h55

O número de empregados com carteira assinada atingiu o menor nível desde 2012 no trimestre de dezembro de 2017 a fevereiro deste ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No trimestre encerrado em fevereiro, o país tinha 33,126 milhões de pessoas com carteira assinada, menor nível da série histórica. Já no trimestre de setembro a novembro, eram 33,218 milhões de trabalhadores com registro. Ou seja, 92 mil pessoas deixaram de ter emprego com carteira assinada no período. O IBGE considera que houve estabilidade.

Leia também:

Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o número de trabalhadores com carteira assinada era de 33,738 milhões, houve queda de 1,8%.

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. A pesquisa não usa só os trimestres tradicionais, mas períodos móveis (como fevereiro, março e abril, março, abril e maio etc.).

Trabalhadores sem carteira assinada ou por conta própria

O número de empregados sem carteira assinada (10,8 milhões) recuou 3,6% em relação ao trimestre anterior, com 407 mil pessoas a menos nessa categoria. Em relação ao trimestre anterior do ano passado, houve alta de 5%, um adicional de 511 mil pessoas.

Segundo o IBGE, a categoria de trabalhadores por conta própria (23,1 milhões) ficou estável na comparação com o trimestre anterior, mas aumentou em 4,4% na comparação com o ano passado, com 977 mil pessoas a mais.

Desemprego é de 12,6%

O desemprego no país foi de 12,6%, em média, no trimestre de dezembro a fevereiro, de acordo com o IBGE. O número de desempregados no período foi de 13,1 milhões de pessoas.

Metodologia da pesquisa

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. São pesquisadas 211.344 casas em cerca de 3.500 municípios. O IBGE considera desempregado quem não tem trabalho e procurou algum nos 30 dias anteriores à semana em que os dados foram coletados.

Existem outros números sobre desemprego apresentados pelo Ministério do Trabalho, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Os dados são mais restritos porque consideram apenas os empregos com carteira assinada.

A rotina dos vendedores de mate nas praias do Rio

BBC Brasil