IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

1ª parcela do 13º cai amanhã: dá para pagar dívidas e comprar presentes?

João José Oliveira

do UOL, em São Paulo

28/11/2019 04h00Atualizada em 28/02/2020 17h34

Resumo da notícia

  • Cansado de ouvir que tem de usar seu 13º para pagar dívidas?
  • É possível separar uma parte do dinheiro extra, trazer o espírito natalino à família e evitar a tristeza
  • Mas qual será a porcentagem ideal para comprar presentes e como se manter fiel ao combinado?

Amanhã cai na conta dos trabalhadores com carteira assinada a primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela tem de ser paga até o dia 20 de dezembro. O que fazer com o dinheiro? Você lê o tempo todo que precisa usar seu 13º para pagar dívidas. Em um país com 63 milhões de devedores, essa prioridade é natural. O problema é a sensação de vazio ao usar todo o dinheiro extra de fim de ano só para pagar boletos.

Para aliviar essa sensação, consultores dizem que é importante entrar no espírito natalino e separar uma parte, por menor que seja, para celebrar o fim de ano e ter um pouco de alegria (e até gastar na Black Friday, que também é nesta sexta-feira). Mas qual seria essa porcentagem ideal?

Sacrifícios são necessários

O 13º salário vai representar a entrada de R$ 215 bilhões na economia, ajudado neste ano pela liberação de parte do FGTS, que vai injetar mais R$ 40 bilhões no mercado. Segundo pesquisa da Associação Nacional de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 87% dos entrevistados disseram que vão usar esse dinheiro extra para sair do vermelho.

Segundo dados de uma das maiores empresas de renegociação de dívidas no país, a Acordo Certo, o volume de acordos na plataforma cresce 25% nesta época do ano, justamente por causa do 13º salário. Apenas em outubro, por exemplo, a plataforma fechou 140 mil acordos e e a expectativa é chegar é chegar perto dos 175 mil acordos em novembro.

"Colocar as contas em dia é um desafio que precisa ser enfrentado. Todos devem entender a necessidade de fazer sacrifícios, ter mais planejamento e reorganizar gastos", afirma o presidente da Acordo Certo, Dilson Sá.

Nem tão ao Céu nem tão ao Inferno

"Normalmente, pagar as dívidas é a decisão mais correta porque muitos brasileiros estão endividados no cartão e no cheque, que têm os custos mais elevados e que vão levar ele cada vez mais para o buraco. De nada adianta viver o espírito de Natal se logo depois vem o pesadelo das dívidas", afirma o consultor financeiro da Par Mais, Jailon Giacomelli.

Por outro lado, afirma o consultor, passar a virada de ano totalmente em branco - sem nenhuma celebração ou o ritual de trocar presentes - pode frustrar a família e arruinar o Natal. "É preciso encontrar um meio-termo que não seja tão ao Céu nem tão ao Inferno", disse. Afinal, como em uma dieta alimentar, uma decisão radical na vida financeira pode não ser sustentável e tornar mais difícil manter o regime.

Pesquisa da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil mostrou que neste ano aumentou de 23% para 32% o percentual de trabalhadores que vão gastar ao menos uma parte do 13º salário com presentes. Para o economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico um pouco melhor do que em anos anteriores pode estimular os brasileiros em ir às compras com o 13º salário.

Quanto gastar do 13º com presentes

O consultor da Par Mais disse que uma dica para quem tem dívidas é separar uma parte do dinheiro extra que recebeu, até 10%, para fazer uma celebração, ainda que mais contida. Assim, na hora de renegociar as dívidas com os credores, o devedor considera 90% do que recebeu. "Então ele pode usar os 10% restantes para fazer uma pequena comemoração ou presentear alguém mais próximo", disse.

É bem provável que o dinheiro não dê para comprar presentes para todos que o devedor gostaria de atender, mas é possível fazer uma seleção. Por exemplo, priorizando as crianças.

Não pode torrar todo o 13º

Para quem quer ter alguma confraternização ou viagem curta, o importante é respeitar o orçamento. Pesquisar, buscar ofertas nos supermercados e evitar gastar mais do que os 10% que foram separados para o festejo.

A recomendação de prudência vale também para quem está com as finanças em dia. Torrar todo o dinheiro do 13º em festança sem separar nada para investir também é uma opção arriscada. "Quem está com as finanças em dia, pode separar uns 30% para consumir e usar o restante para investir ou começar uma reserva de emergências", disse Giacomelli, da Par Mais.

Para quem conseguiu pagar as dívidas e ainda salvou uma fatia do dinheiro para presentear quem ama, a dica final dos consultores: fazer as contas, respeitar o orçamento ao longo do ano e, assim, garantir que no próximo Natal possa usar uma fatia maior do 13º para as celebrações.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Pesquisa: brasileiros pretendem usar 13º para quitara dívidas

Band SP Interior