Topo

Imposto de renda


IR 2019: Informe de rendimentos do INSS está disponível para consulta

Do UOL, em São Paulo

2019-02-14T11:10:42

14/02/2019 11h10

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar o Informe de Rendimentos ano-base 2018 para a declaração do Imposto de Renda 2019, informou hoje o instituto. 

Segundo o INSS, a consulta ao extrato de rendimentos está disponível a todos os beneficiários pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) e pelo site inss.gov.br.

O que é o informe de rendimentos

O informe de rendimentos é um dos documentos utilizados para fazer a declaração do Imposto de Renda. O documento, que é informado também pelas empresas a seus empregados, traz os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Também pode conter gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.

No caso do informe de investimentos informado pelos bancos, há dados sobre conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer tipo de investimento feito pelo contribuinte. 

É preciso apresentar à Receita todos os rendimentos do ano. Caso seu banco não envie o informe pelo correio, você pode obter os dados online, o que hoje em dia é mais comum. Se tiver conta ou investimento em mais de uma instituição, é preciso ter os dados de todas elas.

Aposentado que trabalha pode sacar FGTS todo mês?

UOL Notícias

Mais Imposto de renda