IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dá para fazer o dinheiro render 1% ao mês na renda fixa? Descubra

20/09/2022 04h00

Existem investimentos que fazem o seu dinheiro render 1% ao mês na renda fixa, de forma segura?

Quanto rendem a poupança, o Tesouro Direto e títulos do CDBs?

Na coluna de hoje vou apresentar a rentabilidade atual das aplicações financeiras mais seguras do mercado para responder essa pergunta. Confira abaixo:

Poupança

A caderneta de poupança, a aplicação financeira mais popular do país, está rendendo, hoje, 0,66% ao mês. Portanto, bem longe do rendimento desejado de 1% ao mês.

Tesouro Direto

Entre os títulos do Tesouro Direto, o mais previsível é o Tesouro Prefixado. Hoje, o título com vencimento em 2025 está com uma taxa bruta de 11,97% ao ano. Descontando 15% de Imposto de Renda, dá 10,17% ao ano, o que equivale a 0,81% ao mês.

O Tesouro Selic, outro título do Tesouro Direto, não é tão previsível, porque ele varia de acordo com a taxa básica de juros, a Selic. Hoje, esse papel com vencimento em 2027 está com um rendimento de até 13,92% ao ano. Tirando o IR, o valor cai para 11,83% ao ano, o que dá 0,94% ao mês.

Por fim, o Tesouro IPCA, título do Tesouro Direto ligado à inflação, está com um rendimento de até 5,88% acima do IPCA para quem investir até 2055, o principal índice de preços da economia nacional. Se o IPCA ficar em 7% ao ano, por exemplo, a rentabilidade desse título seria de 13,29% ao ano. Descontando o IR, são 11,3% anuais, o que dá uma média de 0,9% ao mês.

Portanto, nenhum título do Tesouro Direto está dando, atualmente, um retorno de 1% ao mês.

CDB

Existem basicamente três tipos de CDB. Um formato muito popular é o pós-fixado, aquele cuja rentabilidade é dada em porcentagem do CDI.

Hoje, para se ganhar 1% ao mês com CDB, é preciso que a rentabilidade esteja em, pelo menos, 109% do CDI. Esse número vale para investimentos de longo prazo (dois anos ou mais).

Porém, se for um investimento de curto prazo, o IR será mais alto. No caso de resgate ou vencimento em menos de 180 dias, você precisaria de um CDB a 120% do CDI, para ter uma rentabilidade de 1% ao mês.

Outro tipo de CDB é o prefixado, cuja rentabilidade é definida antes de você investir. Para o CDB prefixado de um ano render 1% ao mês, é preciso que sua rentabilidade anual esteja acima de 14,92% ao ano, se for um papel com vencimento em dois anos ou mais, ou de 15,85%, se tiver um vencimento de um a dois anos.

É o caso, por exemplo, de um CDB do Banco Master, à disposição na corretora Guide, com rentabilidade de 14,49% ao ano e prazo de cinco anos. Investindo em um ativo como esse, você garante uma rentabilidade de 1% ao mês até o ano de 2027, já descontado o IR.

Finalmente, um terceiro tipo de CDB é o atrelado à inflação. Se considerarmos que o IPCA fique em 7% ao ano, o CDB precisaria ter uma rentabilidade de IPCA mais 7,4% ao ano para oferecer um ganho de 1% ao mês.

Existem algumas opções com essa rentabilidade no mercado, como um CDB da BRK Financeira (IPCA + 8,37%), oferecido pela corretora Órama. Outro exemplo é um do Agibank (IPCA + 7,59%), disponível no BTG Pactual.

Resumindo: onde estão as aplicações de 1% ao mês

É possível encontrar aplicações seguras com rendimento de 1% ao mês ou mais, mas não é fácil. A poupança e o Tesouro Direto, atualmente, não oferecem esse rendimento.

Entre os produtos que oferecem esse rendimento estão alguns CDBs. Se o investimento for de longo prazo (dois anos ou mais), é mais fácil obter 1% ao mês.

Atente-se, no entanto, ao fato de que o CDB só é realmente seguro quando o valor é inferior a R$ 250 mil por instituição financeira emissora, pois nesse caso você tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Se você tiver, digamos R$ 300 mil para investir, divida o valor em CDBs de dois ou mais bancos.

Alguma dúvida?

Se você tiver alguma dúvida sobre investimentos, me siga no Instagram e envie sua pergunta por lá. Sua questão poderá ser respondida nesta coluna em breve.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.