PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Mudança na XP e compra de hospital afetam investidores

Conteúdo exclusivo para assinantes

Felipe Bevilacqua

15/03/2021 08h29

Hoje, dois fatos importantes irão impactar o mercado. O primeiro vem do setor financeiro: a troca no comando da XP Inc.. O fundador do grupo vai deixar o cargo de presidente (CEO). A XP Inc. possui papéis na Nasdaq, onde são negociadas as principais ações de tecnologia dos Estados Unidos.

A segunda notícia vem do setor de saúde, que está em expansão e consolidação: a Dasa, anteriormente conhecida como Delboni Auriemo, anunciou a aquisição de um hospital.

Lembrando que a partir de hoje, a nossa Bolsa de Valores opera em novo horário, com fechamento às 17 horas. Esse fato ocorre todos os anos, para ajustar o nosso pregão ao horário de verão nos EUA.

O UOL Economia tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Confira a seguir a análise de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento. Todos os dias, Belivacqua traz notícias e análises de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimentos. Este conteúdo é exclusivo para os leitores de UOL Economia+. Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

XP Inc. (XP:NASDAQ) troca o CEO

A XP Inc. (XP:NASDAQ) anunciou na última sexta-feira (12), após o fechamento do mercado, uma troca no seu comando. Guilherme Benchimol, fundador e CEO da empresa nos últimos 20 anos, deixa a função. Ele será substituído pelo atual diretor de tecnologia e operações, Thiago Maffra.

Benchimol assumirá a presidência executiva do conselho de administração. Em entrevista, ele deixou claro que continuará a ser a "cara" da XP para o mercado. No novo cargo, seguirá focado na estratégia de fusões e aquisições.

Thiago Maffra, 36 anos, entrou na XP em 2015 e liderou o desenvolvimento da plataforma de serviços financeiros e transformação digital nos últimos três anos. Ele foi escolhido para a função de CEO por unanimidade pela diretoria, por ser visto como o mais apto para gerir o dia a dia da empresa.

Benchimol revelou que o movimento recente da Amazon (AMZO34), que também trocou o fundador da companhia, Jeff Bezos, pelo diretor de tecnologia no cargo de CEO, contribuiu para ratificar a decisão da XP.

Em nossa visão, as ações XP:NASDAQ podem sofrer certa volatilidade com a notícia, algo comum quando há trocas no comando. Enxergamos a mudança, porém, como um movimento de continuidade para a companhia.

A transformação digital liderada por Maffra é, hoje, um diferencial da XP. A companhia é capaz de criar um produto, da concepção ao lançamento, em 6 meses, e está desenvolvendo um banco digital próprio para seus clientes. Por essa razão, enxergamos como positivo o nome escolhido para a troca.

Dasa (DASA3) - Expansão via aquisições

Foi divulgada neste domingo (14) a notícia de que a Dasa realizou a aquisição do Hospital São Domingos, referência em São Luís (MA), pelo montante de R$ 2 bilhões.

Ao que tudo indica, o pagamento será feito parte em dinheiro (R$ 400 milhões), e parte por meio de 124,4 milhões de ações da companhia. A aquisição ainda está sujeita à aprovação pelo CADE.

O setor de saúde tem se mostrado aquecido desde o início do ano, com muitas empresas do segmento buscando se capitalizar e investindo em expansões. A Dasa (DASA3) tem a intenção de fazer nova emissão de ações, e a expansão do negócio faz parte dessa estratégia.

Com a maior concorrência, deve ocorrer também maior pressão nos preços dos serviços oferecidos por essas companhias, além de aquisições estratégicas se tornarem mais disputadas.

Outro efeito esperado da maior capitalização das novas empresas é a disputa por ativos e a competitividade nas fusões e aquisições. Com isso, o preço de empresas menores, não listadas, tenderá a subir, inflando os seus múltiplos.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo analista Felipe Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

PUBLICIDADE