IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Investimentos

Investimento Ao Vivo

Analistas da Levante contam tudo sobre o mercado no Investimento Ao Vivo, que acontece quinzenalmente, às terças.


ANÁLISE

Empresas têm resultado acima do esperado, mas Bolsa segue caindo. Por quê?

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/11/2021 04h00Atualizada em 17/12/2021 15h15

Por um lado, as empresas têm apresentado resultados positivos em seus balanços trimestrais; por outro, a Bolsa está em queda. Como explicar isso? O assunto foi abordado no programa Investimento Ao Vivo, da casa de análise Levante Ideias de Investimento, uma parceria com o UOL.

O economista Rafael Bevilacqua e a especialista em investimento Julia Reis disseram que vários fatores impactam o sobe e desce da Bolsa, entre eles o risco fiscal, e que o resultado positivo das empresas não está refletindo no Ibovespa. "E isso é uma distorção", disse Bevilacqua.

Assista ao programa completo e confira toda a análise feita pelos economistas. Eles também responderam a perguntas sobre investimentos. O Investimento Ao Vivo é transmitido quinzenalmente na página inicial do UOL, e na página de Investimentos, mas fica disponível para consulta.

Vários fatores impactam no sobe e desce da Bolsa

Julia Reis explica que a oscilação da Bolsa é motivada por vários fatores, como o risco fiscal devido à preocupação de o governo romper o teto de gastos, a inflação e a alta dos juros, entre outros.

"Tudo isso e as questões políticas internas assustam muito o investidor local. É uma questão emocional até. Há vários cenários políticos que derrubam a Bolsa com uma facilidade muito forte", declarou Bevilacqua. O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa, caiu 13% no acumulado do ano.

Para ele, o que atrapalha o desempenho da Bolsa é "muito mais o barulho do que os dados das empresas, que têm vindo bons". "Esses ruídos têm atrapalhado demais a vida do investidor", afirmou.

Bolsa em queda abre oportunidades

Julia Reis diz que muitos investidores ficam "espantados" com esse movimento da Bolsa caindo. "Eles ficam com medo e não conseguem ver a oportunidade de negócio ali", afirmou.

Para Bevilacqua, é preciso distinguir neste cenário o valor das empresas. "No mercado, a tomada de decisão do investidor muitas vezes é volátil, não está apegada puramente ao fundamento da empresa. O valor da empresa não deve ser visto por semana, mês; o valor se mostra ao longo do tempo", explicou.

Segundo Julia Reis, o investidor deve ter paciência e uma estratégia de investimento, com equilíbrio na sua carteira.

"Não dá para ser ansioso no mercado financeiro. O imediatismo faz com que o investidor tome decisões não racionais. É preciso entender que em alguns momentos o preço do ativo está descolado e não está refletindo o real valor da empresa. Preço e valor costumam convergir no longo prazo. Entender isso como oportunidade, e sem medo", disse Bevilacqua.

Resultados das empresas não estão refletindo no Ibovespa

Os resultados das empresas deveriam refletir no Ibovespa e no preço das ações, mas não é o que acontece.

Segundo os analistas, as maiores empresas do Ibovespa têm apresentado crescimento da receita e de lucro no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020. São elas: Marfrig, Klabin, Suzano, Vale, Petrobras, Usiminas, Gerdau, Ambev e Weg.

"Mas isso não está refletindo no preço dos ativos. O preço das ações está caindo. É uma distorção", disse Bevilacqua.

Desempenho da Bolsa até o final do ano

Segundo ele, os pontos de atenção até o final do ano para o desempenho da Bolsa são a inflação e a tensão política.

"São pontos importantes para o investidor monitorar. Se a inflação se estabilizar e se houver uma redução na tensão política, com um tom mais conciliador, isso ajudaria o mercado. Pode haver uma melhora na Bolsa", afirmou.

Queremos falar com você

Fique atento às notificações do seu email, pois caso haja alguma modificação na sua carteira, você será avisado.

Acompanhe também os boletins diários preparados por Felipe Bevilacqua, com análises do cenário macroeconômico e do noticiário corporativo. Você recebe esse boletim todos os dias, antes da abertura do mercado, para começar o dia com as informações das quais precisa. Ainda não recebe os emails? Inscreva-se aqui na newsletter de investimentos do UOL.

Tem alguma dúvida sobre algum investimento? Pode enviar para o Felipe: duvidasparceiro@uol.com.br

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.