IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

brMalls aciona Cade, e fusão com Aliansce Sonae ganha novo capítulo

Rafael Bevilacqua

04/04/2022 09h08

Hoje comentaremos o pedido feito pela brMalls para que o Cade avalie os avanços da Aliansce Sonae na tentativa de combinação de negócios entre as companhias.

Confira a seguir o comentário de Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Fusão entre brMalls e Aliansce Sonae ganha novo capítulo

Na quinta-feira (31), a operadora de shoppings brMalls (BRML3) entrou com uma representação no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) solicitando uma avaliação sobre os avanços da concorrente e acionista Aliansce Sonae (ALSO3) em sua tentativa de combinação de negócios hostil.

O acionamento do Cade pela brMalls vem após anúncios públicos por parte de sua concorrente quanto ao desejo de indicar uma chapa para o conselho de administração da companhia, o que abriria caminho para que a fusão das duas empresas fosse aprovada. A Aliansce detém uma participação de 10,8% na concorrente, sendo, junto do fundo de pensão canadense CPPIB, a maior acionista da brMalls.

Dentre os pedidos, há a solicitação de uma medida cautelar que separe os direitos econômicos dos direitos políticos da companhia como investidora, de modo a impedir que a Aliansce indique uma chapa para o conselho da brMalls na próxima Assembleia Geral Ordinária (AGO), agendada para 29 de abril. Caso o Cade acate o pedido da brMalls, a Aliansce também estará vetada a convocar uma assembleia geral extraordinária para votar sua proposta de fusão.

Nesse sentido, o que a brMalls tenta hoje no Cade é determinar que sua concorrente e acionista não seja capaz de exercer influência política na empresa, de modo que a Aliansce continue a se beneficiar apenas economicamente de sua posição acionária.

Todavia, três grandes acionistas da brMalls (Trux Investimentos, Oceana Investimentos e Miles Capital) assinaram um documento pedindo que a proposta de fusão entre as companhias seja discutida em assembleia, alegando que a decisão a respeito da pretendida operação deve ficar a cargo dos acionistas, e não da administração da brMalls.

O documento deu novo fôlego à negociação, fazendo com que as ações da brMalls fechassem em alta de 4,53% no pregão de sexta-feira (1), cotadas a R$ 9,70, enquanto os papéis da Aliansce Sonae avançaram 3,33%, cotados a R$ 23,91

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.