Você, investidor, já deve ter ouvido muitas vezes, que diversificar a carteira de investimentos é o melhor caminho para potencializar ganhos e reduzir riscos.
Aqui no Brasil, a alta recorrente da inflação e as incertezas políticas e fiscais trouxeram nos últimos meses muita volatilidade para o cenário econômico brasileiro e despertaram o interesse dos investidores em buscar alternativas de investimentos no mercado externo.
As vantagens de investir no exterior são ter mais oportunidades de ganhos em empresas de maior potencial de crescimento e de segmentos que não têm no Brasil e ainda ter menor exposição aos efeitos do cenário econômico nacional.
E diferente do que muitas pessoas pensam, para investir no exterior não precisa necessariamente abrir conta em uma corretora estrangeira e enviar o dinheiro para outro país. O investidor que quer iniciar a diversificar seus investimentos no exterior, e ainda não sabe exatamente como investir diretamente, conta com diversas opções mais práticas e simples.
Uma opção bem interessante é começar com os BDRs, que antes eram somente para investidor qualificado, e desde outubro de 2020 a CVM liberou para todos os investidores.
Mas afinal, o que são BDRs?
Brasilian Depositary Receipt, que em português significa Recibos Depositários Brasileiros, são recibos de ações estrangeiras, negociados aqui na Bolsa do Brasil, a B3, e que representa a ação da empresa emitida no exterior.
Na prática, uma instituição financeira, compra lá na Bolsa americana a ação de uma empresa, emite um certificado de compra dessa ação e registra aqui no Brasil. Quando o investidor compra esse certificado, BDR, adquire os direitos de valorização do preço, dividendos e bonificação, mas não tem o ativo de fato.
Vantagens
- Investir nas maiores empresas do mundo
- Diversificar a carteira com praticidade
- Ter uma parte da carteira com exposição ao dólar, mesmo negociando em real
- Movimentar com facilidade, porque a compra e a venda são diretamente no "home broker" da instituição que você já mantém movimentação
- Fazer toda a negociação na Bolsa de Valores brasileira
Tributação
Assim como os demais investimentos, os rendimentos de BDRs são tributados em Imposto de Renda.
Na venda, o lucro terá a cobrança de imposto na alíquota de 15%, e se comprar e vender no mesmo dia, conhecido como "day trade", a alíquota é de 20%.
Diferente das negociações em ações, não há a isenção de até R$ 20 mil de venda no mês.
Os dividendos recebidos dos BDRs são tributados lá fora; assim, você investidor, recebe o valor já líquido do imposto e das taxas de intermediação da instituição.
Riscos
BDR é um investimento de renda variável, portanto, você está sujeito às variações do preço da ação, assim como o risco da estratégia e administração da empresa. Lembre-se que, ao investir em ações, você se torna sócio do negócio.
É bem importante entender se o investimento é para o seu perfil de investidor, ou seja, se você tolera o risco, e se considerar se está adequado aos seus objetivos e prazo.
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.