IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Apaixonados! 6 premissas financeiras para ter uma união saudável

Você sabe como conversar sobre finanças do casal com o seu parceiro? Veja dicas - Getty Images/iStockphoto
Você sabe como conversar sobre finanças do casal com o seu parceiro? Veja dicas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Letícia Braga de Andrade

17/06/2022 04h00

Ainda sensibilizada pelo Dia dos Namorados, fico a pensar na citação de Eça de Queiroz sobre "um amor e uma cabana". De verdade, o amor é um grande mistério e, por vezes, o coração age de uma forma que a razão não entende.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), em 2021 os cartórios brasileiros registraram um número próximo a 424 mil casamentos, um aumento de cerca de 27% em relação a 2020.

Em pesquisa realizada pelo site www.casamentos.com.br, os principais motivos que levaram os noivos ao enlace partem dos mais românticos, como ver o rosto de quem você ama todas as manhãs e envelhecer juntos, indo até os mais práticos como formalizar um compromisso, dividir as despesas e ter um aliado para alcançar objetivos.

Contudo, quem é ou já foi casado sabe como um coração apaixonado pode ser um tanto míope. E, quando a rotina se estabelece, as lentes mostram os detalhes. Entre janeiro e dezembro de 2021 houve 80.573 divórcios, algo em torno de 19% do total de casamentos do mesmo período. Para 46% desses novos solteiros, o motivo da separação envolveu questões financeiras.

Ninguém inicia um relacionamento pensando em separação. Mas em um momento de fragilidade financeira como este de pós-pandemia, questionamos até nossa existência, o que dirá as nossas relações. Por isso, a comunicação clara e direta é tão importante.

Quando um contrato de casamento é realizado, estabelece-se um elo de confiança entre as partes. Qualquer assunto que fragilize essa confiança gera a sensação de traição, abrindo a porta para outros problemas.

No âmbito financeiro, mais do que alinhar expectativas e objetivos, a intimidade do casal precisa ter espaço para a franqueza e maturidade na definição das responsabilidades.

Uma situação bem comum, que é indício de que a comunicação está falha, é a ocultação de gastos, ou seja, quando uma das pessoas do casal esconde o gasto ou compra do outro. É compreensível que a intenção seja evitar discussões, mas o que acaba acontecendo é que a descoberta da dívida escondida representa uma quebra de confiança e isolamento.

Então, sendo o amor um grande mistério, o contrato de relacionamento precisa ser o mais explícito possível. Para ajudar, compartilho algumas "cláusulas" que contribuem para o sucesso deste contrato no capítulo "Finanças do casal":

1) Definir as prioridades de gastos do casal

Conversem sobre o assunto. Identifiquem objetivos do casal, alinhem expectativas, falem abertamente a respeito das finanças.

2) Estabelecer a renda do casal

Alguns casais optam por manter contas conjuntas; outros por contas independentes. Não há um jeito certo ou errado, mas a criação de um sistema que não gere brigas.

3) Ter transparência na divisão de contas

Criem um orçamento que especifique quanto será a contribuição de cada um para as despesas comuns, mantendo algum grau de liberdade para gastos pessoais individuais.

4) Gerenciar o dinheiro

Instituir alguma rotina de administração das finanças que respeite o jeito de cada um, nem excessivo que gere discórdia nem relapso que inviabilize a organização.

5) Cuidar os gastos no cartão de crédito

Presentes materiais podem aliviar as tensões temporariamente. Entretanto, a segurança financeira assegura o equilíbrio da relação. Não negligenciem outros fatores que também colaboraram para a felicidade do casal, como atenção, carinho, cuidado com o outro e muito diálogo.

6) Reconhecer que o dinheiro interfere no relacionamento

Assumir que a questão financeira interfere emocionalmente na relação do casal e que a melhor forma de lidar com isso é o diálogo aberto.

Em qualquer âmbito, o segredo do sucesso de um relacionamento é a comunicação. Mas falar sobre dinheiro ainda é um tabu para a maioria das pessoas. Então, enquanto não conseguir falar sobre dinheiro com seu parceiro de forma franca e madura, não decida casar.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado