PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Apaixonados! 6 premissas financeiras para ter uma união saudável

Você sabe como conversar sobre finanças do casal com o seu parceiro? Veja dicas - Getty Images/iStockphoto
Você sabe como conversar sobre finanças do casal com o seu parceiro? Veja dicas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Letícia Braga de Andrade

17/06/2022 04h00

Ainda sensibilizada pelo Dia dos Namorados, fico a pensar na citação de Eça de Queiroz sobre "um amor e uma cabana". De verdade, o amor é um grande mistério e, por vezes, o coração age de uma forma que a razão não entende.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), em 2021 os cartórios brasileiros registraram um número próximo a 424 mil casamentos, um aumento de cerca de 27% em relação a 2020.

Em pesquisa realizada pelo site www.casamentos.com.br, os principais motivos que levaram os noivos ao enlace partem dos mais românticos, como ver o rosto de quem você ama todas as manhãs e envelhecer juntos, indo até os mais práticos como formalizar um compromisso, dividir as despesas e ter um aliado para alcançar objetivos.

Contudo, quem é ou já foi casado sabe como um coração apaixonado pode ser um tanto míope. E, quando a rotina se estabelece, as lentes mostram os detalhes. Entre janeiro e dezembro de 2021 houve 80.573 divórcios, algo em torno de 19% do total de casamentos do mesmo período. Para 46% desses novos solteiros, o motivo da separação envolveu questões financeiras.

Ninguém inicia um relacionamento pensando em separação. Mas em um momento de fragilidade financeira como este de pós-pandemia, questionamos até nossa existência, o que dirá as nossas relações. Por isso, a comunicação clara e direta é tão importante.

Quando um contrato de casamento é realizado, estabelece-se um elo de confiança entre as partes. Qualquer assunto que fragilize essa confiança gera a sensação de traição, abrindo a porta para outros problemas.

No âmbito financeiro, mais do que alinhar expectativas e objetivos, a intimidade do casal precisa ter espaço para a franqueza e maturidade na definição das responsabilidades.

Uma situação bem comum, que é indício de que a comunicação está falha, é a ocultação de gastos, ou seja, quando uma das pessoas do casal esconde o gasto ou compra do outro. É compreensível que a intenção seja evitar discussões, mas o que acaba acontecendo é que a descoberta da dívida escondida representa uma quebra de confiança e isolamento.

Então, sendo o amor um grande mistério, o contrato de relacionamento precisa ser o mais explícito possível. Para ajudar, compartilho algumas "cláusulas" que contribuem para o sucesso deste contrato no capítulo "Finanças do casal":

1) Definir as prioridades de gastos do casal

Conversem sobre o assunto. Identifiquem objetivos do casal, alinhem expectativas, falem abertamente a respeito das finanças.

2) Estabelecer a renda do casal

Alguns casais optam por manter contas conjuntas; outros por contas independentes. Não há um jeito certo ou errado, mas a criação de um sistema que não gere brigas.

3) Ter transparência na divisão de contas

Criem um orçamento que especifique quanto será a contribuição de cada um para as despesas comuns, mantendo algum grau de liberdade para gastos pessoais individuais.

4) Gerenciar o dinheiro

Instituir alguma rotina de administração das finanças que respeite o jeito de cada um, nem excessivo que gere discórdia nem relapso que inviabilize a organização.

5) Cuidar os gastos no cartão de crédito

Presentes materiais podem aliviar as tensões temporariamente. Entretanto, a segurança financeira assegura o equilíbrio da relação. Não negligenciem outros fatores que também colaboraram para a felicidade do casal, como atenção, carinho, cuidado com o outro e muito diálogo.

6) Reconhecer que o dinheiro interfere no relacionamento

Assumir que a questão financeira interfere emocionalmente na relação do casal e que a melhor forma de lidar com isso é o diálogo aberto.

Em qualquer âmbito, o segredo do sucesso de um relacionamento é a comunicação. Mas falar sobre dinheiro ainda é um tabu para a maioria das pessoas. Então, enquanto não conseguir falar sobre dinheiro com seu parceiro de forma franca e madura, não decida casar.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado