Em todas as instituições você encontra um questionário que vai avaliar o seu perfil de investidor de forma genérica, para que você possa investir em produtos que ofereçam riscos e prazos adequados para você.
Mas, sendo um investidor de perfil conservador, será que você pode montar uma carteira de investimentos que não tenha apenas produtos de renda fixa?
A resposta para essa pergunta é sim, mas vamos entender melhor como isso funciona.
Quando o especialista de investimentos elabora uma carteira de investimentos, ele leva em consideração diversas características que permitem agrupar os investidores no que chamamos de "Perfil", de maneira que ele ajuda a identificar pessoas com necessidades e objetivos de investimentos similares.
Como exemplo, imagine duas pessoas que possuem como alvo uma reserva financeira para aposentadoria, mas uma delas tem 21 anos de idade e a outra tem 59 anos.
Como o horizonte de tempo do segundo indivíduo até a sua aposentadoria é bem menor do que o do primeiro, então o primeiro poderá fazer investimentos mais arriscados do que o segundo, pois mesmo que haja alguma perda ao longo da vida, ele ainda terá tempo para recuperar.
De maneira geral, os diferentes perfis de investidores aceitam diferentes níveis de risco nos seus investimentos. O conservador precisa ter a maior parte do seu dinheiro bem protegido e investido em um produto seguro.
Segurança não é tudo; olhe para o futuro
Mas segurança não é tudo em uma carteira, pois, como um bom investidor, o conservador também quer ter bons retornos e para isso ele precisará diversificar seus investimentos.
Sendo assim, como conservador você pode aplicar uma parcela dos seus recursos em produtos que oscilam um pouco mais, como em fundos de investimento multimercados, para te ajudar a ganhar mais do que investindo apenas em renda fixa ao longo do tempo —sempre tendo em mente um horizonte de médio e longo prazo.
Os fundos multimercados possuem diversas estratégias e diversas classificações. Então, para esse perfil é interessante que haja uma diversificação em um fundo multimercado Macro, por exemplo, que realiza operações em diversas classes de ativos (renda fixa, renda variável, câmbio, etc.) baseando-se em cenários macroeconômicos.
Sendo assim, você pode continuar sendo conservador, mas buscando retornos melhores ao colocar na sua carteira a proporção adequada de investimentos mais arrojados.
No PagBank você encontra uma Carteira de Investimento para o seu perfil, venha conferir o que tem nela!
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.