IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

ANÁLISE

Não caia na armadilha das dívidas: saiba o que é crédito responsável

O crédito pode se tornar uma armadilha financeira se não for usado com responsabilidade - iStock
O crédito pode se tornar uma armadilha financeira se não for usado com responsabilidade Imagem: iStock

Gabriel Riva

15/04/2023 04h00

O crédito é uma ferramenta importante na vida financeira de muitas pessoas e empresas, pois permite que elas tenham acesso a recursos financeiros que, de outra forma, não estariam disponíveis. No entanto, o crédito também pode se tornar uma armadilha financeira se não for usado com responsabilidade.

Neste artigo, discutiremos a importância do crédito responsável e como funcionam as principais linhas de crédito.

O que é crédito responsável?

Crédito responsável é a prática de usar o crédito de maneira consciente, levando em consideração a capacidade de pagamento e evitando o endividamento excessivo. Para praticar o crédito responsável, é importante avaliar a necessidade do crédito, comparar as taxas de juros e outras condições oferecidas pelas instituições financeiras e ter um plano de pagamento claro.

O crédito responsável não significa evitar completamente o uso do crédito, mas, sim, usá-lo de maneira consciente e responsável para alcançar objetivos financeiros específicos, como a compra de um imóvel ou de um carro, ou para investir em um negócio próprio. Além disso, sua prática também ajuda a manter uma boa prestação financeira e ter acesso a condições de crédito mais seguras no futuro.

Principais linhas de crédito

Existem várias linhas de crédito disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e condições. Aqui estão algumas das principais linhas de crédito e como elas funcionam:

Empréstimo pessoal

Uma das linhas de crédito mais populares, o empréstimo pessoal é uma maneira comum de obter dinheiro emprestado diretamente de uma instituição financeira. As taxas de juros podem variar dependendo do banco, garantias e perfil do cliente. Geralmente, esse empréstimo tem valor de parcela fixa, o que facilita a organização financeira. É importante lembrar de não pegar mais dinheiro emprestado do que se pode pagar. Além disso, é importante verificar o Custo Efetivo Total (CET), que inclui todas as taxas e impostos envolvidos no empréstimo e não somente os juros.

Cheque especial

É uma linha de crédito disponibilizada por instituições financeiras aos seus clientes que permite que a pessoa possa gastar mais do que tem na sua conta corrente. Ou seja, é um empréstimo para cobrir imprevistos ou gastos emergenciais, quando não há saldo suficiente na conta. Essa é uma das modalidades de crédito com juros mais altos, uma vez que a incidência é diária. Ou seja, todos os dias a dívida aumenta. Por isso, é importante utilizar o cheque especial com moderação: apenas em casos de emergência e por poucos dias.

Financiamento

É um tipo de empréstimo que serve para comprar um bem específico, como uma casa ou carro, por exemplo. O dinheiro emprestado precisa ser usado especificamente para a finalidade contratada, e o bem adquirido ficará alienado ao banco que o financiou servindo como garantia de pagamento. Por isso, em geral, os juros do financiamento são menores. Mas, se a pessoa atrasar as prestações do financiamento, pode perder a casa ou o carro que financiou.

Cartões de crédito

Os cartões de crédito permitem que os consumidores comprem produtos e serviços em lojas físicas e online e paguem o valor total ou parcial em parcelas antecipadas. Os cartões de crédito geralmente cobram taxas de juros mais altas do que outros tipos de crédito e podem ter limites de crédito pré-definidos. Muitas pessoas acreditam que o cartão de crédito é a solução dos seus problemas. Outras tantas pessoas alegam que o cartão foi o causador dos seus problemas. De verdade, o cartão de crédito é apenas um instrumento de pagamento, que pode ser usado da forma correta (mocinho) ou errada (vilão).

Uso correto: Mocinho

  • Como instrumento de organização financeira, visto que todos os pagamentos passam a ser realizados no mesmo dia, qual seja a data de vencimento da fatura.
  • Quando a data de vencimento está alinhada com o dia de entrada do dinheiro do titular do cartão.
  • Quando é pago o valor integral da fatura na data do seu vencimento.

Uso errado: Vilão

  • Quando o limite do cartão é entendido como um acréscimo da renda do seu titular e este passa a gastar mais do que recebe.
  • Quando o pagamento do valor da fatura não é integral.
  • Quando se tem muitos cartões com diferentes datas de vencimento que atrapalham a organização financeira

Além disso, os cartões de crédito geralmente oferecem programas de cashback e/ou pontos. Isso permite que os consumidores acumulem esses pontos, ou milhas para gastar em viagens, produtos ou serviços.

A relação do crédito com a educação financeira é muito estreita, pois é um componente fundamental para a prática do crédito responsável. De maneira geral, educação financeira ajuda as pessoas a compreender melhor como o dinheiro funciona, como gerenciar suas finanças pessoais, fazerem escolhas saudáveis para o presente e futuro.

Portanto, se você atrelar educação financeira às suas decisões em relação ao crédito, conseguirá que elas sejam conscientes e controladas, analisando sua capacidade de pagamento e assim evitar o endividamento excessivo.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado