IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Pirâmide financeira: como não cair nessa armadilha ao investir

Golpe em esquema pirâmide: risco é perder todo o seu dinheiro - iStock
Golpe em esquema pirâmide: risco é perder todo o seu dinheiro Imagem: iStock

Gabriel Riva

29/03/2023 04h00

O caso da suposta pirâmide financeira, envolvendo criptomoedas, da qual dois jogadores de um time de futebol do estado de São Paulo foram vítimas, ganhou enorme notoriedade nas últimas semanas. Os golpistas têm aproveitado o crescimento das moedas digitais, cujo número de opções é altíssimo, para atrair pessoas para este golpe.

No entanto, isso está longe de ser um caso raro. Em virtude do alto número de golpes no Brasil, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) fizeram uma ação que mostrou que quase 50% das pessoas cairiam em um golpe de "investimento".

A iniciativa montou um site que oferecia investimentos falsos às pessoas. O modelo seguiu a mesma abordagem que as pirâmides normalmente utilizam para atrair clientes. Ou seja, trouxe um produto "fantástico", palavras marcantes e altos retornos. Quando o usuário clicava na página, ela redirecionava para um texto educativo promovido pela CVM e pela Anbima. No texto, as instituições faziam alertas sobre riscos que os usuários corriam e como se prevenir contra esse tipo de golpe.

A página ficou ativa entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023. Nesse período, de acordo com a CVM, o site obteve 884.949 visitas. Desse total, 48,8% clicaram nos botões da página inicial que indicavam a intenção de investir nos produtos. Ao fazer isso, os visitantes eram levados a uma página, alertando sobre o risco que correram e orientando sobre ciladas e formas de prevenção.

"Os resultados mostram que as pessoas ainda estão vulneráveis a ofertas enganosas e golpes já conhecidos e que sempre têm as mesmas características. A primeira linha de defesa é sempre buscar informações isentas sobre produtos financeiros e, além disso, cultivar um ceticismo saudável quando nos deparamos com ofertas que parecem ser muito boas para serem verdade. Geralmente não são mesmo", afirma Marcelo Billi, Superintendente de Educação da Anbima.

Outra pesquisa realizada pela CVM constatou que os golpes financeiros envolvendo investimentos se concentram em supostas ofertas no mercado de criptoativos, são divulgados principalmente pelo WhatsApp e o "vendedor" frequentemente é alguém conhecido da vítima.

O que são pirâmides financeiras?

Uma pirâmide financeira é um esquema de investimento fraudulento no qual os retornos são pagos a investidores anteriores usando os investimentos de investidores mais novos. O esquema depende de um fluxo constante de novos investidores para gerar retornos para investidores anteriores, em vez de qualquer atividade de investimento legítima.

Em outras palavras, é uma forma de fraude financeira em que o dinheiro de novos investidores é usado para pagar investidores anteriores até que o esquema acabe desmoronando.

Os riscos de investir em pirâmides financeiras

O principal risco de investir em pirâmides financeiras é a perda potencial de todo o seu investimento. Esses esquemas são projetados para entrar em colapso e, quando isso acontece, os investidores ficam sem nada.

Além disso, esses esquemas são frequentemente operados por indivíduos que não têm escrúpulos em tirar vantagem dos outros. Em alguns casos, esses indivíduos podem até usar táticas de vendas de alta pressão para convencer os investidores a abrir mão de seu dinheiro.

Dicas para não cair nessa cilada

A CVM disponibilizou algumas dicas para identificar se uma oferta de investimento é um golpe ou não.

  • O senso de urgência: Quando uma empresa tenta vender uma "oferta imperdível e única" de ganhos financeiros.
  • Retornos altos: Evitar investimentos que pagam retornos muito elevados em relação ao mercado. Nesse sentido, investimentos que prometem ganhos de 3%, 5% ou até mais por mês, muito acima da taxa Selic atual.
  • Sites ou aplicativos sem transparência: Por fim, a CVM orienta que o investidor evite sites que têm poucas informações ou falta de transparência, bem como ausência de CNPJ. Além disso, sempre verifique se a empresa possui registro na CVM ou na Anbima para operar no mercado.

Então, como começar a investir da maneira correta?

Começar a investir pode parecer intimidador no início, mas, com alguns passos simples, você pode tranquilamente encontrar o caminho certo para alcançar seus objetivos financeiros.

  1. Defina seus objetivos financeiros: Antes de começar a investir, é importante ter clareza sobre seus objetivos financeiros. Você está economizando para uma aposentadoria confortável, para comprar uma casa ou para uma viagem de férias? Saber o que você quer alcançar, ajudar a orientar suas escolhas de investimento.
  2. Entenda seu perfil de risco: Todos os investimentos têm algum grau de risco associado a eles, desde títulos de baixo risco até ações de alto risco. Compreender seu perfil de risco é fundamental para selecionar os investimentos mais adequados às suas necessidades e objetivos.
  3. Conheça os diferentes tipos de investimentos: Antes de investir, é importante aprender sobre os diferentes tipos de investimentos disponíveis, incluindo ações, criptoativos, títulos de renda fixa, fundos de investimentos, imóveis e outros. Cada tipo de investimento tem suas próprias características, riscos e potencial de retorno, e é importante entender como cada um funciona antes de tomar uma decisão de investimento.
  4. Diversifique sua carteira: A diversificação é uma das chaves para um investimento bem-sucedido. Ao investir em diferentes tipos de ativos, você pode reduzir o risco e aumentar o potencial de retorno. Por exemplo, em vez de colocar todo o seu dinheiro em uma única ação, você pode diversificar investindo em várias ações de diferentes setores ou países, ou em diferentes tipos de investimentos, como títulos ou fundos de investimentos. Dessa forma, se um investimento não performar bem, você terá outros que podem compensar as perdas.
  5. Defina um plano de investimento: É importante ter um plano de investimento claro e realista que reflita seus objetivos e perfil de risco. Determine quanto dinheiro você está disposto a investir e por quanto tempo. Defina uma estratégia para monitorar e reavaliar seus investimentos regularmente. Se você não se sente confiante em elaborar um plano sozinho, considere buscar a orientação de um profissional de investimentos.

E para seus investimentos serem ainda melhores, conhecimento nunca é demais!

Sempre que possível, reserve um tempo para ler sobre educação financeira e investimentos. O banco digital PagBank tem muito conteúdo para você ficar por dentro do mundo dos investimentos. Dentre eles, cursos gratuitos, vídeos no YouTube, orientações de especialistas e muito mais.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado