IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Golpistas usam esses truques mentais para tirar seu dinheiro

Getty Images
Imagem: Getty Images
Valter Police

20/03/2023 04h00

No início deste mês fomos bombardeados por notícias sobre diversos atletas profissionais de futebol que perderam dezenas de milhões de reais em mais um golpe financeiro. Infelizmente, isso é bastante comum, e os criminosos atualizam seu discurso e a propaganda ao longo do tempo para manter o interesse das pessoas e, assim, roubar os recursos que deram tanto trabalho para serem ganhos.

Mas por que isso continua acontecendo seguidas vezes e as pessoas não aprendem a evitar golpes desse tipo? Basicamente por causa de algumas características que todos temos, e que é muito bem explorada pelos maus elementos que existem na sociedade.

Uma delas é a ganância. Sim, eu, você e todo mundo é ganancioso, embora cada um de nós em um grau diferente, o que pode amplificar os riscos de se cair em uma armadilha como essa.

E os bandidos sabem disso! Assim, eles elaboram seus esquemas de maneira a suscitar essa ganância, com frases de efeito como: "Essa é a oportunidade da sua vida" ou "Sua chance de ganhar dinheiro de verdade" ou ainda "O que você ganha em um mês nós te pagamos em um dia".

Outra é o orgulho. E sim, aqui também, todos nós temos, mas em diferentes graus. Sabe aquele sentimento que te diz: "Faço parte de um grupo exclusivo de pessoas que têm acesso a possibilidades que outros não têm" ou "Vou aproveitar, afinal, as novidades chegam primeiro para pessoas como eu"?

Em 2021, estelionatários aplicaram um golpe em alguns atores muito famosos e em jogadores de um grande clube do Rio de Janeiro, prometendo retornos entre 4% e 8% ao mês. No mesmo ano, outros atores perderam dinheiro com o "Faraó dos Bitcoins" e, em 2022, o "Sheik dos Bitcoins" também deu um golpe em pessoas na área musical e em modelos famosas.

Por fim, some aquele sentimento de que "sempre fomos passados para trás" e que "o mercado financeiro tirou proveito de nós". "Agora chega! Vou ter o retorno que sempre mereci". Os argumentos passam por "ganhe muito mais do que no banco" ou "fazemos aquilo que os bancos fazem, mas não querem que você saiba, e dividimos o lucro com você".

Pronto! A receita está dada. Nossa ganância, nosso orgulho e nosso sentimento de revanchismo nos induzem a acreditar naquilo que outras pessoas, mais sensatas, nos diriam ser impossível: obter retornos altos e consistentes, mas sem risco.

Os planos são geralmente arquitetados com esmero, incluindo uma roupagem adaptada para o tempo em que acontecem. Se na década de 1990 o mote era a criação de animais, com o golpe do boi gordo e suas variações (do porco, da galinha e até do avestruz), no início do século 21, o contexto era o de atuar nos mercados externos, com moedas estrangeiras e Forex, passando por robôs que fariam as transações em alta frequência. Hoje em dia, o mais comum é que se fale em criptoativos e todos os termos complexos desse novo mercado.

Essa roupagem sempre tem uma coisa em comum: a maior parte das pessoas não faz ideia de como esses temas funcionam e como podem, de alguma forma, ganhar dinheiro, o que facilita enormemente o golpe.

Será que é possível obter 3% de retorno ao mês com a criação de animais? O mercado de moedas pode entregar 4% com consistência? E as criptomoedas podem dar um lucro de 5%? Como quase ninguém conhece esses assuntos, fica mais fácil acreditar.

Retornos muito mais altos do que o mercado financeiro, com variações muito pequenas ou mesmo inexistentes, simplesmente não existem. Um dos maiores golpistas da história, o americano Bernie Madoff, enganou milhares de pessoas por décadas, causando prejuízos de bilhões de dólares e arruinando incontáveis famílias.

O que as pessoas buscavam? Retornos mais altos do que o mercado e, principalmente, sem variação, independentemente de o mercado e de a economia estarem em alta ou em baixa. Existem diversas séries sobre esse caso disponíveis nas plataformas de streaming —recomendo fortemente.

No fundo, a grande verdade é que, quando queremos algo impossível, a única pessoa que irá nos atender será um mentiroso.

Não existem retornos de 3%, 5% ou mais, com consistência. Para você ter uma ideia, isso é tão absurdo que seria o equivalente a alguém investir R$ 500 mil e em pouco mais de 20 anos se tornar mais rico que o Bill Gates.

Se te oferecerem algo assim, fuja. Pesquise profundamente o histórico da empresa, dos sócios e no que se baseia o negócio, além, é claro, de desconfiar quando te oferecerem algo que tem como marketing algo de "exclusivo" ou "só para indicados".

No fundo, são dessas informações e dessas reflexões que os criminosos não querem que você chegue perto, então não se deixe levar pelo canto da sereia porque os prejuízos podem abalar as finanças de sua família por toda uma geração.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.