IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

ANÁLISE

Quer viajar ou enriquecer? Veja por que você ainda não realizou seus sonhos

Viajar, fazer faculdade, comprar uma casa: qual é o seu sonho? Veja como traçar metas para realizá-lo - Tasa Creative Group/iStock
Viajar, fazer faculdade, comprar uma casa: qual é o seu sonho? Veja como traçar metas para realizá-lo Imagem: Tasa Creative Group/iStock

Letícia Braga de Andrade

21/04/2023 04h00

Sonhar é bom demais! São os sonhos que nos motivam a seguir em frente. Pessoas que não sonham vivem a vida como se ela fosse mais uma tarefa a ser realizada e, assim, acabam se sentindo desanimadas e frustradas. Por outro lado, existem também aquelas pessoas que passam a vida sonhando, mas são tantos os sonhos que um se sobrepõe ao outro, e nenhum acaba sendo realizado.

O sonho é uma projeção da realidade e, assim sendo, ele fica no campo do imaginário. Quando pensamos no que fazer para realizar esse sonho, ou seja, que ações são necessárias, então estamos traçando objetivos.

Se avançarmos um pouquinho mais nesses objetivos e identificarmos um ponto de partida (situação atual) e outro de chegada, estaremos definindo metas. É assim que construímos a ponte do imaginário para a vida real.

Você pode estar se perguntando: "Será que precisa mesmo tudo isso?". Tenha certeza de que sim. Quando um engenheiro vai construir qualquer coisa, o primeiro passo é entender a necessidade e depois desenhar o projeto. Quando transformamos sonhos em objetivos e metas, estamos desenhando o projeto do nosso sonho. Depois disso, é ir colocando tijolo a tijolo, como diz o popular.

Todos nós sabemos que a vida tem dias bons e outros nem tanto. Se não tivermos um plano com objetivos e metas bem definidos, os acontecimentos do dia a dia podem nos deixar perdidos e desencorajados.

Com objetivos e metas claros, temos um roteiro a seguir, poderemos medir nosso progresso e fazer os ajustes necessários. Aliás, perceba que a conquista pressupõe uma construção e, como tal, imprevistos e dificuldades surgirão. Então, antecipe-se, veja o que pode atrapalhar a construção dos seus sonhos e previna-se.

Não faça essas coisas se quiser conquistar seus sonhos

Sonhar o sonho dos outros. Isso é muito perigoso. Não apenas porque a sua motivação e empenho não serão os mesmos, mas principalmente porque aumenta o risco de você se sentir frustrado e incompetente. Esses sentimentos fazem a pessoa duvidar da própria capacidade e coloca em risco a esperança de ela construir o seu verdadeiro sonho.

Querer fazer muitas coisas. Tenha vários sonhos, mas nunca deixe de estabelecer uma prioridade entre eles. Caso contrário, o risco de "se perder na poeira" será grande.

Definir metas inviáveis. Sonhe grande, mas estabeleça metas reais. Conquistar pequenas metas de forma recorrente reforçará sua autoestima e motivação. Lembre-se que com um único passo você já não está mais no mesmo lugar.

Sentimento de urgência e prazos apertados. Esse risco tem a ver com metas viáveis. É muito importante estabelecer um cronograma com prazos que não comprometam a credibilidade do plano.

Desanimar diante de falhas e imprevistos. Mantenha a serenidade, ajustes de rota fazem parte do processo. Qualquer objetivo sempre tem chance de ser reajustado. Quantas vezes você já mudou uma preferência sua, não é mesmo? Caso isso aconteça, aproveite o momento para rever o plano e transforme a frustração em desafio de fazer melhor ainda, só que de um jeito diferente.

Ter ou não sucesso na vida depende do quanto conseguimos realizar dos nossos sonhos e da nossa capacidade de alcançar objetivos. Planejar pode ser um desafio para você, mas um plano bem projetado e acompanhado trará mais organização e clareza à construção dos seus sonhos.

E para te ajudar nessa construção, o PagBank disponibilizou a função "Guardar". Com ela, você guarda seu dinheiro, qualquer valor, e deixa ele rendendo mais do que a poupança durante o prazo que quiser. E o valor será disponibilizado na hora que você precisar. Conheça e use estrategicamente os serviços financeiros disponíveis a seu favor. Mas essa é uma outra pauta.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado