IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Café com Mercado: recuperação dos EUA, programa social no Brasil e uma ação

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/09/2020 08h00

Este é o Café com Mercado, do UOL Economia+, em vídeo e texto, com uma análise objetiva das notícias que vão impactar os investimentos. Nesta quinta-feira (17), o Ibovespa abriu em baixa, mas conseguiu reverter as perdas e fechou em alta de 0,42%. O dólar comercial, por sua vez, caiu 0,17%, cotado a R$ 5,232 na venda.

No cenário internacional, os investidores mostraram preocupação com as declarações do Banco Central americano, após anunciar que deve manter os juros perto de zero nos próximos três anos e "tolerar" uma inflação maior. O medo é que a decisão esteja maquiando uma preocupação maior do que a demonstrada acerca da recuperação americana.

Além disso, é aguardada também uma nova série de incentivos financeiros, que está em discussão no Congresso americano. Isso também gera o temor de que a economia esteja muito dependente do governo e que essa recuperação demonstrada nos últimos meses seja apenas artificial.

Novo programa social

Após Jair Bolsonaro ter declarado que o governo não falaria mais sobre o programa Renda Brasil, que visa substituir o Bolsa Família, o relator do Orçamento para 2021, senador Márcio Bittar (MDB-AC), informou no seu relatório que o presidente autorizou a criação de um novo programa social.

O senador prometeu apresentar um novo programa até a próxima terça-feira (22). O reforço de um programa social sem comprometer o teto de gastos para 2021 é bem visto pelo mercado, uma vez que pode aumentar o poder de compra da população e movimentar a economia, sem colocar em risco a saúde fiscal do governo.

Confiança do consumidor americano

Na agenda econômica desta sexta-feira (18), as atenções irão se voltar para o índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan, às 11h. O relatório contém informações do planejamento das famílias americanas e dá uma ideia da sua disposição para o consumo.

Para ficar de olho

Vale prestar atenção para as ações da Vivara (VIVA3), de acordo com a empresa de análise de mercado Recomenda Ações.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.