IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Café com Mercado: dados de serviços no Brasil e nos EUA e duas ações

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/10/2020 08h00

Este é o Café com Mercado, do UOL Economia+, em vídeo e texto, com uma análise objetiva das notícias que vão impactar os investimentos. Na sexta-feira (2) o Ibovespa fechou com queda de 1,53%, enquanto o dólar teve leve avanço e subiu 0,21%, cotado a R$ 5,666 na venda.

O mercado começou a sexta-feira agitado pela notícia de que o atual presidente dos EUA, Donald Trump, foi testado positivamente para covid-19. A notícia veio pouco tempo antes das eleições dos EUA, marcadas para 3 de novembro, e pode atrapalhar a campanha do candidato à reeleição.

Contudo, as bolsas americanas tiveram recuperação considerável após Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), dizer que o Congresso estuda a liberação de incentivos para as empresas aéreas, o que gerou expectativa também de um acordo acerca do incentivo fiscal de US$ 2 trilhões que está sendo negociado no país.

Na Europa, continuam as negociações para um acordo de saída do Reino Unido do bloco econômico. Na semana passada, a Europa já teria falado que estava disposta a processar judicialmente o Reino Unido, caso nenhum acordo fosse realizado. A sexta-feira se encerrou com a declaração da União Europeia de que nenhum avanço teria sido realizado nas negociações.

Palavra final na economia

No Brasil os investidores continuam preocupados com o andamento das reformas administrativa e tributária que continuam em debate no Congresso.

Além disso, permanecem os impasses acerca do programa Renda Cidadã, que está sem uma proposta de financiamento que não afete o teto dos gastos para 2021.

Apesar das notícias de aparente desconexão entre Ministério da Economia e governo, o presidente Jair Bolsonaro acalmou os investidores ao reafirmar que ele continua dando ao ministro Paulo Guedes a palavra final na economia.

Atividade econômica do setor de serviços

Nos EUA, é aguardada a divulgação hoje (5) do índice de atividade econômica do setor de serviços, às 10h45, e do setor não-industrial, às 11h.

No Brasil, destaque para o PMI (índice de atividade econômica) do setor de serviços, às 10h. O PMI mede a atividade econômica dos setores —números acima de 50 significam que houve avanço desde a medição do último mês.

Fique de olho

De acordo com análise da Bolsa feita pela Recomenda Ações, vale ficar de olho nas ações do Itaú (ITUB4) e da Vivara (VIVA3).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.