IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Setor de varejo lidera recomendações para a semana na Bolsa

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/10/2020 04h00

Com um total de oito recomendações, os papéis de companhias varejistas são o destaque desta semana —que foi mais curta em razão do feriado de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12.

Segundo acompanhamento feito pelo UOL Economia+, as ações da Via Varejo são as preferidas no setor, com quatro indicações entre os seis portfólios monitorados. A empresa, que ingressou nas carteiras recomendadas pela Elite Investimentos e XP para o período, figura ainda nas seleções feitas pela Mirae Asset Corretora e Terra Investimentos.

O Magazine Luiza vem logo a seguir, com três apontamentos, feitos pela MyCap, Mirae e Elite.

A B2W Digital completa a lista, tendo sido escolhida como novidade da semana pela Guide Investimentos, que enxerga um momento mais interessante para o varejo após fortes vendas de ações de companhias do ramo nos últimos meses.

A corretora afirma ainda, em relatório, que dados econômicos divulgados recentemente corroboram para a tese de que o setor permanece aquecido. "A empresa está tendo um forte destaque durante o período de isolamento, devido ao seu marketplace [plataforma de oferta de produtos de terceiros] desenvolvido, que permite aos clientes, tanto aos sellers [outras empresas vendedoras] quanto aos consumidores, um maior número de funcionalidades."

Confira os papéis mais indicados para esta semana (de 13 a 16/10)*:

  • Via Varejo (VVAR3): 4 recomendações
  • Magazine Luiza (MGLU3): 3 recomendações
  • Banco do Brasil (BBAS3): 2 recomendações
  • Klabin Unit (KLBN11): 2 recomendações.
  • Vale (VALE3): 2 recomendações

*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Elite Investimentos, Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap, Terra Investimentos e XP Investimentos.

Ações das Lojas Quero-Quero são mantidas pela Guide; Weg deixa dois portfólios

As ações das Lojas Quero-Quero, que estrearam na Bolsa no início de agosto, foram incluídas semana passada na carteira recomendada pela Guide e se mantêm na lista. Em relatório, a instituição destaca que o grupo é o maior varejista especializado em materiais de construção do Brasil em número de lojas, com foco em pequenas e médias cidades da região Sul.

Entre os objetivos da empresa, diz a corretora, está o de expandir a atuação para o norte do Paraná, melhorar o indicador de vendas "mesmas lojas" (unidades existentes há pelo menos um ano), conseguir eficiência operacional e aumentar a oferta de produtos e serviços financeiros, o que inclui os cartões de crédito VerdCard.

No caso da Weg, produtora de equipamentos eletroeletrônicos com atuação principalmente no setor de bens de capital, os papéis deixaram nesta semana os portfólios indicados pela Elite e XP. Os ativos permanecem, no entanto, na relação feita pela Mirae.

Carteiras recomendadas da semana têm 11 mudanças

O monitoramento feito pelo UOL Economia+ mostra que foram realizadas, nesta semana, 11 trocas de ações nas carteiras recomendadas por seis instituições. O comparativo é com o período imediatamente anterior.

A Elite, MyCap e XP foram as que mais mudaram os portfólios, substituindo três papéis cada uma. As corretoras Guide e Mirae fizeram uma mudança, e a Terra Investimentos optou por manter os papéis selecionados na semana passada.

Confira eventuais mudanças e os portfólios completos indicados

Elite Investimentos

  • Incluiu: Eneva (ENEV3), Unidas (LCAM3) e Via Varejo (VVAR3).
  • Retirou: Pão de Açúcar ON (PCAR3), SLC Agrícola (SLCE3) e Weg (WEGE3).
  • Carteira recomendada: Eneva (ENEV3), Magazine Luiza (MGLU3), Unidas (LCAM3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).

Guide Investimentos

  • Incluiu: B2W (BTOW3).
  • Retirou: JBS (JBSS3).
  • Carteira recomendada: B2W (BTOW3), CSN (CSNA3), Locaweb (LWSA3), Lojas Quero-Quero (LJQQ3) e Natura (NTCO3).

Mirae Asset Corretora

  • Incluiu: Vale (VALE3).
  • Retirou: Marfrig (MRFG3).
  • Carteira recomendada: Cosan (CSAN3), Gerdau (GGBR4), Iochpe-Maxion ON (MYPK3), Klabin Unit (KLBN11), Magazine Luiza (MGLU3), Randon PN (RAPT4), Romi (ROMI3), Vale (VALE3), Via Varejo (VVAR3) e Weg (WEGE3).

MyCap Investimentos

  • Incluiu: Banco do Brasil (BBAS3), Camil (CAML3) e Eztec (EZTC3).
  • Retirou: CSN (CSNA3), IRB Brasil (IRBR3) e Suzano (SUZB3).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Banco do Brasil (BBAS3), Camil (CAML3), Eztec (EZTC3) e Magazine Luiza (MGLU3).

Terra Investimentos

  • Carteira recomendada: Banco do Brasil (BBAS3), Iguatemi (IGTA3), MRV (MRVE3), TIM ON (TIMP3) e Via Varejo (VVAR3).

Obs: não houve alterações em relação à semana passada.

XP Investimentos

  • Incluiu: Klabin Unit (KLBN11), Petrobras PN (PETR4) e Via Varejo (VVAR3).
  • Retirou: Carrefour (CRFB3), Randon PN (RAPT4) e Weg (WEGE3).
  • Carteira recomendada: Itaú PN (ITUB4), Klabin Unit (KLBN11), Movida (MOVI3), Petrobras PN (PETR4) e Via Varejo (VVAR3).

O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.