É bom ou não aplicar na previdência privada? Tire esta e outras dúvidas
O economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, falou hoje sobre investimentos e respondeu a perguntas dos leitores, no Papo com Especialista desta quarta-feira (28).
O programa, do UOL Economia+, é uma conversa semanal em vídeo, ao vivo, com especialista em finanças.
A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, às 12h30. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+. Assista ao vídeo.
Confira algumas perguntas respondidas pelo especialista
1) Aplicar na previdência privada é bom ou não?
César Esperandio: A estratégia de previdência privada é muito interessante por uma série de motivos. Uma delas: mirar no longo prazo na construção de um patrimônio para você usufruir na aposentadoria, para você não ter uma perda de renda. São aportes, com a frequência desejada (o ideal é ser mensal, mas não há essa obrigação), para construir seu patrimônio, rendendo de acordo com a estratégia de cada plano de previdência. Ao se aposentar, você pode resgatar tudo de uma vez ou ter uma renda vitalícia, e pode ir sacando quando quiser.
2) Qual a previsão do dólar até junho de 2021?
César Esperandio: Muito difícil fazer essa previsão. Mas se você está muito curioso para isso, entre no site para ver um complicado do Banco Central de projeções para diversas variáveis feitas pelos principais economistas e agentes econômicos do país. Estarão lá projeções para dólar, câmbio, PIB (Produto Interno Bruto) e inflação, entre outros. Eles mostram a média de cada uma das projeções para os meses seguintes. Pode ser uma referência, mas atenção: há um grau de imprecisão bastante elevado, principalmente nas projeções de dólar.
O Papo com Especialista é exclusivo para assinantes do UOL Economia+, uma plataforma de conteúdo destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.