PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Petróleo, atividade industrial: 5 assuntos que podem impactar a Bolsa hoje

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/12/2020 08h00

Veja no Café com Mercado de hoje (1º) os 5 principais assuntos que devem interferir na Bolsa nesta terça-feira.

1) Produção de petróleo

Ontem (30) começou a reunião da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), por videoconferência. Como não chegaram a nenhum consenso no primeiro dia de reunião, os líderes devem buscar um acordo sobre a produção de petróleo: vão manter menor ou vão ampliar?

O corte da produção foi feito anteriormente para impedir que a cotação do combustível caísse ainda mais durante a pandemia.

A decisão de agora deve afetar as ações de companhias de combustível, como Petrobras (PETR4).

2) Atividade industrial no Brasil

O índice de atividade industrial será divulgado às 10h. É um importante indicador de aquecimento da economia e pode atrair ou afastar os investidores.

3) Atividade industrial nos EUA

Também hoje, às 12h, sai o índice de atividade industrial (PMI) dos EUA. Como a indústria é o principal indicador da atividade econômica, o resultado será acompanhado de perto para tomada de decisão por parte dos investidores.

4) Relação EUA e China

O governo de Donald Trump pode aplicar sanções a mais empresas chinesas. Seriam afetadas as empresas SMIC (principal fabricante de chips) e CNOOC (uma das maiores empresas de exploração petrolífera em alto-mar).

O receio é que a atitude provoque retaliações da China e piore a relação comercial entre os dois países.

5) Aumento das restrições em São Paulo

O governador João Dória (PSDB) anunciou que diversas regiões do estado de São Paulo, inclusive a capital, terão mais restrições para o funcionamento do comércio por causa do aumento dos casos de covid-19.

A medida pode atrasar a recuperação econômica do país. Por isso, os investidores ficam em estado de alerta à espera de novos dados de contaminação e atualizações sobre as vacinas.

Fique de olho

De acordo com a casa de análise Recomenda Ações, os investidores devem ficar de olho nas ações do Magazine Luiza (MGLU3). A cotação de suas ações está abaixo do preço justo, e os resultados da Black Friday foram acima do esperado para a companhia, ajudando a complementar o resultado para o quarto trimestre e criando boas expectativas para a empresa.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.