IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petróleo, atividade industrial: 5 assuntos que podem impactar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/12/2020 08h00

Veja no Café com Mercado de hoje (1º) os 5 principais assuntos que devem interferir na Bolsa nesta terça-feira.

1) Produção de petróleo

Ontem (30) começou a reunião da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), por videoconferência. Como não chegaram a nenhum consenso no primeiro dia de reunião, os líderes devem buscar um acordo sobre a produção de petróleo: vão manter menor ou vão ampliar?

O corte da produção foi feito anteriormente para impedir que a cotação do combustível caísse ainda mais durante a pandemia.

A decisão de agora deve afetar as ações de companhias de combustível, como Petrobras (PETR4).

2) Atividade industrial no Brasil

O índice de atividade industrial será divulgado às 10h. É um importante indicador de aquecimento da economia e pode atrair ou afastar os investidores.

3) Atividade industrial nos EUA

Também hoje, às 12h, sai o índice de atividade industrial (PMI) dos EUA. Como a indústria é o principal indicador da atividade econômica, o resultado será acompanhado de perto para tomada de decisão por parte dos investidores.

4) Relação EUA e China

O governo de Donald Trump pode aplicar sanções a mais empresas chinesas. Seriam afetadas as empresas SMIC (principal fabricante de chips) e CNOOC (uma das maiores empresas de exploração petrolífera em alto-mar).

O receio é que a atitude provoque retaliações da China e piore a relação comercial entre os dois países.

5) Aumento das restrições em São Paulo

O governador João Dória (PSDB) anunciou que diversas regiões do estado de São Paulo, inclusive a capital, terão mais restrições para o funcionamento do comércio por causa do aumento dos casos de covid-19.

A medida pode atrasar a recuperação econômica do país. Por isso, os investidores ficam em estado de alerta à espera de novos dados de contaminação e atualizações sobre as vacinas.

Fique de olho

De acordo com a casa de análise Recomenda Ações, os investidores devem ficar de olho nas ações do Magazine Luiza (MGLU3). A cotação de suas ações está abaixo do preço justo, e os resultados da Black Friday foram acima do esperado para a companhia, ajudando a complementar o resultado para o quarto trimestre e criando boas expectativas para a empresa.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.