IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Orçamento de 2021, juros nos EUA: 5 assuntos que podem influenciar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/12/2020 08h00

Confira no Café com Mercado os 5 principais assuntos que podem impactar a Bolsa hoje.

1) Orçamento do governo para 2021

O Congresso analisa hoje a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano. A LDO define o Orçamento do governo federal e é ponto de grande preocupação entre os investidores. Se ela não for aprovada até o final deste mês, o governo não poderá fazer nenhum gasto em janeiro de 2021.

Por isso, o mercado deve reagir ao andamento desta análise e também a pareceres que podem ser divulgados ao longo do dia.

2) Juros nos EUA

A taxa básica de juros nos EUA para os próximos meses será divulgada hoje, às 16h.

Os juros e as previsões do Fed (o Banco Central americano) para a economia são de extrema importância para a tomada de decisão dos investidores.

Por isso, o mercado pode apresentar movimentação atípica no momento da divulgação.

3) Indústria e serviços nos EUA

O PMI (índice de atividade dos gerentes de compras) mede a atividade econômica de setores específicos. Hoje serão divulgados, às 11h45, os PMIs do setor industrial e de serviços nos EUA.

Uma maior atividade destes setores significa que a economia no país está aquecida, o que impulsiona os investidores.

4) Comércio nos EUA

Dados de vendas do comércio nos EUA em novembro são divulgados às 10h30. Este indicador mostra como andam o consumo da população e a recuperação da economia.

5) Petróleo nos EUA

Dados de estoque de petróleo nos EUA, que serão divulgados hoje, às 13h30, são importantes porque podem afetar diretamente a cotação atual do combustível e empresas do setor, como a Petrobras (PETR4).

Nas últimas semanas, o preço do barril de petróleo vem passando por forte recuperação em meio às expectativas de que a demanda internacional pelo combustível volte a crescer com o início da vacinação contra a covid-19.

Fique de olho

De acordo com a casa de análise Recomenda Ações, os investidores devem prestar atenção nas ações da Ambev (ABEV3), que permanecem abaixo do seu preço justo, após forte desvalorização durante a pandemia.

As vendas da empresa prometem uma retomada neste final de ano, ainda que pequena. Mesmo assim, isso deve favorecer o balanço da companhia no último trimestre.

Além disso, os investidores que tiverem ações da empresa em 17 de dezembro receberão dividendos no dia 30 deste mês.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.