PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Empregos no Brasil, empréstimos bancários: 5 temas que impactam a Bolsa

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/12/2020 08h00

Acompanhe no Café com Mercado os 5 assuntos em que os investidores da Bolsa devem ficar de olho hoje.

1) Dois dados de emprego no Brasil

Hoje teremos dois dados diferentes de emprego: o da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (9h30), e o do Caged, do Ministério da Economia (10h30).

A Pnad é mais ampla e inclui trabalhadores com e sem carteira assinada.

O Caged tem estatísticas de emprego somente com carteira assinada.

Ambos mostram como anda o aquecimento da economia brasileira.

2) Empréstimos bancários

Dados sobre empréstimos bancários no Brasil serão divulgados hoje, às 10h30. Isso dá sinais do aquecimento da economia. Quanto maior a disposição para empréstimos, maior a tendência de gastos, fazendo girar a economia.

3) Petróleo nos EUA

Informações sobre estoque de petróleo bruto nos EUA serão divulgadas às 12h30. Após as notícias recentes sobre uma mutação no vírus de covid-19, os preços do combustível sofreram forte queda de mais de 5% e, por isso, os dados de hoje se tornam importantes.

Essa variação afeta as empresas diretamente ligadas ao setor, como a Petrobras (PETR4).

4) Seguro-desemprego nos EUA

O relatório semanal de novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA sai às 10h30. É importante para monitorar o desempenho da economia americana.

5) Pacote de US$ 900 bi nos EUA

O Congresso dos EUA aprovou um pacote de estímulos de US$ 900 bilhões. O dinheiro vai ajudar pequenas empresas e desempregados. Também há um pacote de ajuda a famílias ameaçadas de despejo.

Esse assunto deve continuar se refletindo no mercado nos próximos dias, pois ajuda a diminuir um pouco as incertezas acerca da recuperação econômica.

Além disso, o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, anunciou que este é apenas o começo e que novos incentivos devem ser liberados no próximo ano.

Fique de Olho especial 2021

Nos últimos episódios, você pôde acompanhar nossa conversa com Jerson Zanlorenzi, responsável pela mesa de ações e derivativos do BTG Pactual Digital, na qual ele destacou três ações com grande potencial para 2021.

Hoje iremos continuar nossa série especial para 2021 com Flávio Conde, head de análise da Inversa.

Para ele, o processo de vacinação em massa, que já começou em alguns países, deve sustentar os mercados no próximo ano e ajudar o Ibovespa a alcançar os 150 mil pontos até dezembro de 2021.

O analista prevê mudança no comportamento do consumidor após a pandemia, migrando de produtos de necessidades básicas para roupas e acessórios.

Quem deve ganhar são os shoppings e comércio de rua, com destaque para Lojas Renner (LREN3), Grupo Guararapes (GUAR3) —dono da Riachuelo— e C&A (CEAB3).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.