Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

O que pode mudar no consumo e como isso influencia ações na Bolsa em 2021

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/12/2020 08h00

Fique de olho especial 2021

Nesta última semana de 2020, já está mais do que na hora de os investidores começarem a planejar as suas aplicações para o próximo ano.

Por isso, vamos continuar a conversa com o analista Flávio Conde, head de análise da Inversa, sobre suas perspectivas para 2021 e quais setores chamam sua atenção.

Questionado sobre as mudanças de consumo que podem ocorrer em 2021, Flávio prevê duas etapas:

Na primeira, as pessoas devem reduzir o consumo de produtos para casa (como móveis e eletrodomésticos, muito procurados na quarentena, para melhorar o conforto no home office). Em 2021, devem procurar mais itens como roupas, calçados e acessórios.

Após essa fase, o consumidor deve procurar mais experiências e tentar recuperar o tempo "preso" em quarentena.

Isso significa uma busca maior pelo turismo, além de coincidir com a volta das viagens de negócios —que atualmente foram substituídas pelas reuniões online e por telefone.

Essa mudança comportamental deve abrir espaço para o setor aéreo, de empresas como Azul (AZUL4), e o de turismo, com companhias como CVC (CVCB3). Ambos os setores tiveram um 2020 muito difícil.

Segundo o analista, as empresas destes setores possuem grande potencial de ganho em 2021. A dica dele é ficar de olho nesse movimento, principalmente quem investe no longo prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.