PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Senado dos EUA, dados de empresas: 5 temas que podem afetar a Bolsa

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/01/2021 08h00

Acompanhe no Café com Mercado os 5 assuntos que devem movimentar a Bolsa hoje.

1) Eleições nos EUA

Foi realizada ontem a eleição de segundo turno para senador no estado da Geórgia, nos EUA. O resultado é essencial para definir qual partido possui a maioria dos representantes no Senado, e isso irá interferir de maneira drástica na governança e nos projetos que podem ser aprovados durante o mandato do presidente eleito em 2020, Joe Biden.

Atualmente, os republicanos (oposição a Joe Biden) possuem 50 das 100 cadeiras disponíveis na Casa. Isso significa que precisam de apenas uma das duas vagas em disputa para conseguir a maioria.

2) Dados de Brasil e EUA

O PMI (índice dos gerentes de compras) composto é um indicador de atividade de empresas dos setores de serviço e de produção. Brasil e EUA divulgam os dados hoje: aqui, às 10h; lá, às 11h15.

3) Juros nos EUA

O Fomc (órgão dos EUA equivalente ao Copom no Brasil) divulga ata de sua última reunião. Ela indica os rumos do Fed (Banco Central americano) e ajuda os investidores a identificar qualquer indício de mudança na política monetária do país. Ela será divulgada às 16h e pode gerar instabilidade na Bolsa brasileira.

4) Empregos nos EUA

A variação de empregos no setor privado nos EUA é um importante indicador do aquecimento da economia e da evolução das vagas de trabalho no último mês. O dado será divulgado às 10h15.

5) Estoques de petróleo

Os estoques de petróleo bruto nos EUA serão divulgados hoje, às 12h30. Como o indicador afeta diretamente a cotação do petróleo, a notícia pode ter impacto em ações como as da Petrobras (PETR4).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.