IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Invasão nos EUA, vacinação em SP: 6 tópicos que podem influenciar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/01/2021 08h00

Confira no Café com Mercado 6 assuntos em que os investidores da Bolsa devem ficar de olho hoje.

1) Invasão do Congresso dos EUA

No fim da tarde de ontem, um grupo de apoiadores de Donald Trump invadiu o Congresso americano durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente dos EUA. O grupo alega supostas irregularidades na eleição.

O protesto deixa dúvidas acerca da estabilidade política no país e pode causar reação dos investidores no mercado hoje.

2) Vacinação em SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), vai divulgar às 12h45 de hoje qual a eficiência da vacina CoronaVac.

Esta é a informação que faltava para que a vacina possa obter a licença de uso emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no país. A CoronaVac foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

3) Juros na Europa

O Banco Central Europeu apresenta às 9h30 a declaração de política monetária da instituição, que inclui a decisão sobre juros no bloco.

O dado é importante, pois informa a política que será adotada pelo órgão nos próximos meses e dá sinais sobre os juros no futuro breve, influenciando a tomada de decisão dos investidores.

4) Desemprego nos EUA

Os dados de pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA serão divulgados às 10h30. As informações se referem à semana passada e são importantes para verificar o aquecimento do mercado de trabalho.

5) Atividade econômica nos EUA

O PMI (índice dos gerentes de compras) do setor de serviços será divulgado hoje, às 12h, nos EUA. Ontem foi divulgado o PMI de serviços e produção. Todos esses dados indicam se a economia está melhorando.

6) Balança comercial nos EUA

A balança comercial mede a diferença entre as exportações e importações de um país, dando indícios da demanda doméstica (importações) e do aquecimento da economia americana (exportações). O indicador será divulgado às 10h30.

Fique de olho

Segundo a casa de análise Recomenda Ações, o setor financeiro iniciou 2021 com forte alta.

O Bradesco S.A. (BBDC4) é a que possui maior discrepância entre sua cotação atual e seu preço justo, apresentando bons fundamentos e trazendo oportunidades de valorização. Por isso, a casa recomenda que a empresa fique no radar dos investidores no curto e longo prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.