Dicas para mudar comportamentos que te fazem perder dinheiro
Quando você tem um ganho nos seus investimentos, vive aquele pico de felicidade. Mas, e quando você tem pequenas perdas, por erros cometidos na sua tomada de decisão? O que você faz para eliminar esses comportamentos negativos? O assunto foi abordado no primeiro encontro do Guia do Investidor UOL, série de eventos quinzenais e gratuitos do UOL Economia+ para quem quer aprender a cuidar do próprio dinheiro.
No primeiro evento, realizado na terça-feira (8), Flávia Ávila, especialista em economia comportamental, diz que o seu cérebro não grava essas pequenas perdas, e você "esquece as quedas". João Homem, trader profissional, disse que o culpado são os "gatilhos". Entenda, no vídeo abaixo, quais são as estratégias que você pode usar para se livrar de comportamentos que fazem você perder dinheiro.
O Guia do Investidor UOL é uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes até investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas. Quer conferir a programação do Guia do Investidor UOL? Acesse aqui e se inscreva gratuitamente para os próximos eventos.
Para bloquear "gatilhos", vale até robô
Para João Homem, é preciso descobrir quais são os gatilhos que fazem o investidor cometer os mesmos erros.
"Quando as pessoas perdem muito dinheiro, elas olham a técnica. Mas o problema não é a técnica. A questão toda é conseguir voltar e saber qual foi o gatilho para você entrar naquele transe de novo", afirmou.
João Homem deu um exemplo: a pessoa se limita a três operações diárias na Bolsa, mas por algum motivo ela fez a quarta e, ao terminar o dia, viu que chegou a 80 operações.
"Ela precisa identificar esses gatilhos e criar ferramentas para limitá-los. Para isso, vale até usar a tecnologia. Um amigo meu, por exemplo, coloca um robô para fazer essa limitação", contou.
Para Flávia Ávila, é preciso criar rotinas para alimentar rotinas "positivas" e criar barreiras para rotinas e hábitos nocivos. Um exemplo que ela deu durante o evento: se ela gosta de comprar um livro todo mês, ela tira essa recompensa caso ela não tenha investido o que se comprometeu a investir no mês. "Parece bobo, mas isso é importante para mim, então, é uma barreira para mim", afirmou.
"Quando a gente entende quais são esses gatilhos que mexem com a gente, é preciso 'amarrar as mãos' para evitar que esses gatilhos aconteçam", disse.
Quer investir melhor? Receba dicas em seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?
O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimento. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.
Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.