IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

7 etapas que todo investidor precisa cumprir antes de começar a investir

Raphael Coraccini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/08/2021 04h00

A entrada no mercado financeiro pode levantar inúmeras dúvidas, como onde e com quanto investir exatamente. As perguntas são totalmente pertinentes, mas antes delas, há pontos que devem ser considerados para construir uma mentalidade de investidor, segundo especialistas.

Esses pontos foram indicados pelas especialistas em investimentos Clara Sodré, professora da Xpeed School e assessora de investimentos da XP Inc e Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research, que participaram do Guia do Investidor UOL. Veja abaixo as sete etapas que podem ser seguidas pelos investidores para trilhar o melhor caminho no mundo dos investimentos.

1. Começar agora

O melhor momento para começar é o quanto antes, porém, se o tempo passou, não quer dizer que a oportunidade também ficou para trás. É o que diz Clara Sodré.

"O melhor momento é agora. É pensar na sua vida financeira como a garantia da manutenção do seu padrão de vida quando você não estiver mais trabalhando", diz.

2. Esquecer a culpa de ter deixado o tempo passar

Ela diz que mesmo as pessoas que passaram dos 60 anos devem encarar o mundo dos investimentos como oportunidade de planejar a vida.

"Para quem começa a investir tarde, existe uma culpa que pode travar qualquer ação, mas é de extrema importância triar isso da cabeça, tirar da cabeça de uma pessoa de 60 anos, por exemplo, que é tarde demais para começar", diz Clara.

3. Entender o caminho para os objetivos

E para quem quer comprar algo, como uma casa ou um carro, é fundamental entender antes como chegar ao objetivo.

Para a analista da XP, é preciso definir metas e focar nelas quando outras possibilidades de gastos surgirem no caminho. "As metas vão determinar o sucesso da aplicação", afirma.

4. Abrir uma conta em uma corretora

Essa etapa, que pode parecer banal, abre portas importantes, diz Clara. Abrir conta em uma instituição especializada, mesmo que ainda não coloque dinheiro lá, ajuda o investidor iniciante a entender as possibilidades de investimentos que existem, seus ganhos e riscos. "É importante, portanto, começar o quanto antes, e abrir conta em uma corretora para entender o mundo que se abre ali", afirma a especialista.

5. Buscar mais conhecimento

Não é preciso entrar no mundo dos investimentos conhecendo em profundidade, mas ir conhecendo enquanto aplica é fundamental para aumentar as possibilidades de ganhos e fugir de roubadas.

Marília Fontes diz que conhecimento deve ser a prioridade do investidor. "Quando você vai começar, parece um bicho de sete cabeças. Mas é uma coisa bem simples, tem umas letrinhas que a gente usa e que talvez complique, mas, depois que você aprende, é bem simples", afirma.

6. Aproveitar as informações disponíveis

Na última década começou um movimento forte de educação financeira, promovido pela imprensa e por instituições do setor que dão ao investidor, hoje, informações que há duas décadas não eram acessíveis a todos.

"O conhecimento está na mão de todo mundo, você clica num vídeo e você vê o Warren Buffet ensinando como gerir a carteira. Isso não existia quando eu comecei, então, aproveita", diz Marília.

7. Entender que investir é se sentir bem

Não é encarar o mundo dos investimentos como um cassino, mas, sim, viciar-se na sensação de estar bem financeiramente.

"Se sentir bem financeiramente é algo que todo mundo gosta", diz Marília. O resultado disso é se envolver cada vez mais com esse mundo.

"Eu acho investimentos e macroeconomia divertidíssimos, e qualquer pessoa pode achar também. Por isso convido qualquer uma a entrar nesse nosso mundo", diz.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro