IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Ambev despenca após encontro com investidores; o que fazer com as ações?

Wesley Safadão lançará produtos com Ambev; marca realiza Dia do Investidor nesta semana - Divulgação
Wesley Safadão lançará produtos com Ambev; marca realiza Dia do Investidor nesta semana Imagem: Divulgação

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/04/2022 13h14

Por volta das 12h desta quarta-feira (13), as ações da Ambev (ABEV3) estavam entre as maiores desvalorizações na Bolsa de Valores brasileira (B3), com baixa de 3,19%, a R$ 14,57.

A queda acontece durante o evento do "Dia do Investidor", que a cervejaria promove desde ontem em Campinas, no polo de tecnologia de ponta da companhia. O encontro com pequenos investidores termina hoje.

Veja abaixo o que os analistas do mercado dizem sobre o assunto e se vale a pena comprar ABEV3, já que o valor está mais baixo.

Nova visão de mercado

"Ser apenas uma companhia de bebidas não nos representa mais", disse o presidente da Ambev, Jean Jereissati. Para ele, a empresa tem investido ainda mais em tecnologia e análise de dados, e pretende se tornar uma "plataforma de marcas".

A companhia tem focado na digitalização de negócios para ampliar a fonte de receitas para além da venda de bebidas.

A estratégia, segundo Jereissati Neto, é criar uma companhia "ambidestra". As plataformas Zé Delivery, de entrega direta a consumidores, e o Bees, rede que permite a bares e restaurantes comprar itens que vão além da cerveja, seriam exemplo disso.

Como isso afeta as ações da Ambev?

"A Ambev tenta transmitir a sensação de que o uso intenso da tecnologia está impulsionando a mudança de mentalidade da companhia para ser mais centrada no consumidor, no serviço", declarou o banco BTG, em relatório hoje.

Mas apesar de todo esforço da companhia, o BTG classificou as ações da empresa como neutras —ou seja, não devem se valorizar e nem despencar tanto.

"Acreditamos que 2022 pode oferecer alguns 'insights' importantes sobre se a máquina de precificação da Ambev pode finalmente se recuperar, enquanto vemos os volumes da indústria começando a diminuir. Por enquanto, ainda estamos céticos", disse o banco.

É a mesma avaliação da Mirae Asset, que diz que os investidores não devem comprar ou vender ações da Ambev —mas sim manter os papéis, caso já tenham adquirido.

Já a Messem aposta na compra de ações da Ambev com uma estimativa de preço de R$ 48. "A empresa sempre foi bem capitalizada e isso é um bom diferencial em momentos de crise como nos últimos anos", afirmou William Teixeira, analista da corretora.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.