PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Sou aposentado: Onde aplicar no médio prazo e com bons rendimentos?

Confira quais títulos de médio prazo são indicados para uma pessoa aposentada - FG Trade/iStock
Confira quais títulos de médio prazo são indicados para uma pessoa aposentada Imagem: FG Trade/iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/06/2022 04h00

Para quem já é aposentado, qual o investimento que traga uma boa rentabilidade no médio prazo? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira e investidora Viviane Ferreira diz que, para um período de quatro a cinco anos, o indicado são aplicações da renda fixa que tenham proteção da inflação.

"Com a idade, a gente vai ficando com um perfil mais conservador de investimento", diz Viviane.

Leia a explicação dela e assista abaixo ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Prazo maior de vencimento, rentabilidade melhor

Para investimentos no médio prazo (acima de quatro anos), o mais indicado são títulos híbridos, vinculados ao IPCA. Os títulos do Tesouro IPCA+ são uma boa opção, segundo Viviane. "É um bom investimento para esse momento", afirma Viviane.

Outras opções são CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e debêntures incentivadas.

Ela também indica títulos pós-fixados, como Tesouro Selic, CDBs, LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito Agrícola), que vão acompanhar o CDI. "Quando o prazo de vencimento é maior, você consegue rentabilidade melhor", diz.

Importância do planejamento financeiro

Viviane diz que fazer um planejamento financeiro é fundamental para quem quer investir. Segundo ela, quando você tem os seus objetivos bem definidos, passa a investir de acordo com cada um deles, pois sabe qual o prazo necessário (curto, médio ou longo prazo) para a sua aplicação.

Isso facilita muito na hora de investir, porque você tem maior clareza de qual tipo de investimento pode fazer de acordo com o prazo desse objetivo.
Viviane Ferreira, planejadora financeira e investidora

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Rafael Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.