IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Colocar o dinheiro na poupança é uma boa opção para fugir da inflação?

Você quer proteger seu dinheiro da inflação? Saiba se poupança é boa para isso - Getty Images/iStockphoto
Você quer proteger seu dinheiro da inflação? Saiba se poupança é boa para isso Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/06/2022 04h00

Em época de preços nas alturas, você toma a decisão de investir para proteger o seu dinheiro da inflação e, para isso, coloca sua grana na poupança. Mas será que este tipo de aplicação é realmente bom para te proteger da alta dos preços?

No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira e investidora Viviane Ferreira diz que, apesar de a poupança ser o investimento preferido dos brasileiros, sua rentabilidade deixa muito a desejar.

Leia a explicação dela e assista abaixo ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Poupança tem regra única no país

De acordo com a 5ª edição do "Raio X do Investidor Brasileiro", pesquisa feita pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), a poupança "permanece como queridinha" dos brasileiros, com aplicações de 23% da população.

Viviane diz que a poupança continua como preferida dos brasileiros por ter regra única no país, independente do banco onde você fez a aplicação.

A poupança é a mesma em todo lugar, não importa em qual banco você vai abrir uma. É igual porque segue uma regra do Banco Central. Em qualquer banco, a poupança vai render a mesma coisa. Isso é diferente dos outros investimentos.
Viviane Ferreira, planejadora financeira e investidora

Quando a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial), que muda todos os dias. No acumulado do ano, a poupança rende rende 6,17% ao ano mais a TR.

A TR passou muitos anos zerada, mas atualmente está positiva. De 13 de junho a 13 de julho a TR será de 0,16%, segundo o último boletim do Banco Central). A TR muda todos os dias. Porém, se considerarmos a taxa de 0,16% ao mês, a poupança tem retorno de 8,21% em 12 meses.

"A Selic está 8,5% ao ano, quanto rende a poupança? Meio por cento ao mês. A Selic foi para 12,75% ao ano, quanto rende a poupança? Meio por cento ao mês. Ela não muda. Não importa para onde a Selic for acima de 8,5%", diz Viviane.

Outra vantagem da poupança é ter isenção de Imposto de Renda. "Outro ponto interessante da poupança é que, nos bancos, as pessoas podem ter conta poupança, sem tarifa. Não precisa ter conta corrente", afirma.

Poupança não protege da inflação

"Com a Selic a 13,25% ao ano, a poupança rende praticamente a metade", diz Viviane.

Segundo a planejadora financeira, com o IPCA acumulado em quase 12% nos últimos 12 meses e com a poupança rendendo 6,17% ao ano mais TR, ela está bem longe de proteger o seu dinheiro da inflação.

A inflação subiu o dobro do que rende a poupança. Portanto, a poupança não protege nosso dinheiro da inflação, não tem grandes rendimentos. Não tem grandes vantagens nesse sentido.
Viviane Ferreira, planejadora financeira e investidora

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Rafael Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.