Bill Gates: 7 lições do fundador da Microsoft sobre vida e carreira
No mundo do empreendedorismo, alguns nomes são referências para empresários. Entre eles, certamente figura o do escritor, filantropo e visionário Bill Gates. Ao fundar a Microsoft em 1975, junto de Paul Allen, ele foi fundamental para transformar os computadores gigantescos em máquinas que pudessem ser usadas por consumidores comuns.
Após ingressar na prestigiada Universidade de Harvard em 1973, com apenas 18 anos, Gates abandonou os estudos em matemática e direito dois anos depois, para se dedicar integralmente à criação e à estruturação da Microsoft.
A companhia apostou no desenvolvimento de softwares para computadores pessoais. Em 1985, apresentou para o mercado o Windows, uma interface gráfica colorida, com mouse, calculadora, agenda, bloco de notas e barra de rolagem —grandes novidades para a época. O modelo passou a engrenar aos poucos, e, no final daquela década, o Windows somava quase a totalidade dos computadores pessoais.
Há anos presente na lista dos mais ricos do mundo, Bill Gates é dono de uma fortuna avaliada em US$ 106 bilhões (cerca de R$ 558,6 bilhões), segundo a revista Forbes. Veja abaixo algumas lições do empresário sobre carreira, empreendedorismo, investimentos e desenvolvimento pessoal.
1) Ouça as críticas
Ao iniciar um novo negócio, o sonho de todo empreendedor é ver clientes satisfeitos com a oferta de seus produtos e serviços. No entanto, nem sempre é possível agradar a todos.
Para Gates, porém, é fundamental observar os problemas apontados pelos mais descontentes, para buscar soluções realmente efetivas. "Seus clientes mais infelizes são sua maior fonte de aprendizado", disse.
2) Leia muito
Além da dedicação com o trabalho, empreendedores como Warren Buffett, Jorge Paulo Lemann e o próprio Bill Gates têm em comum o gosto pela leitura. Eles costumam ler o máximo de obras possíveis durante um ano e aplicar os principais ensinamentos no dia a dia das corporações.
"Eu realmente tinha muitos sonhos quando era criança e acho que muito disso surgiu do fato de que eu tive a chance de ler muito", afirmou Gates.
3) Trabalhe duro
Ao ter a própria empresa, muitos acreditam que poderão trabalhar menos. No entanto, muitas vezes essa crença não é verdadeira. O dono do negócio deve estar sempre em busca das melhores soluções, colaboradores e ferramentas para oferecer algo diferente dos seus concorrentes, o que vai exigir tempo e dedicação.
Para isso, Gates tem uma lição. "Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz", diz.
4) Seja humilde
Ao alcançar o sucesso, muitos empresários cometem o equívoco de acreditar que não haverá soluções tão boas quanto aquelas disponibilizadas por suas empresas. Mesmo quem está no topo deve sempre estar atento ao mercado, verificar o que há de diferente e observar as tendências — lição que também vale para quem deseja construir carreira em grandes companhias.
"O sucesso é um professor traiçoeiro. Ele seduz pessoas inteligentes e as faz pensar que elas não podem perder tudo", diz Gates. "Tudo bem celebrar o sucesso, mas é mais importante guardar as lições do fracasso", afirma.
5) Não tenha medo de mudar
Com a chegada da era da tecnologia digital, algumas pessoas optam pela transição de carreira. Na área de tecnologia, há diversas oportunidades para com dados ou como desenvolvedor, por exemplo. Em alguns casos, porém, o receio de mudar pode ser o grande entrave para encontrar uma profissão que traga mais prazer.
"Você realmente precisa fazer o que ama. E não precisa necessariamente descobrir isso no meu primeiro emprego, mas não desista até achar", afirma Gates, como um ensinamento para quem deseja achar um novo caminho.
6) Pense "fora da caixa"
Além da leitura e dos estudos, um dos segredos de pessoas bem-sucedidas é o esforço constante para encontrar alternativas para os problemas do dia a dia. Em muitos casos, é de um pequeno gargalo que podem despontar inovações poderosas. Para Gates, é preciso estar sempre em movimento.
Essa é uma mentalidade que pode ser empregada também pelos investidores. "Inteligência é a capacidade de absorver informação em tempo real. De fazer perguntas que façam sentido. É ter boa memória. É traçar pontes entre assuntos que não parecem estar relacionados e inovar ao fazer essas conexões", diz ele.
7) Sonhe grande
Um dos ensinamentos importantes para obter êxito é pensar alto e estabelecer grandes objetivos, seja na construção de carreira, de um negócio ou no mercado financeiro.
Neste sentido, o fundador da Microsoft adotou um importante discurso. "Se você não construir o seu sonho, outra pessoa irá contratá-lo para construir o dela", afirma.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.