IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Moro de aluguel; onde investir até comprar a minha casa?

Para comprar uma casa, é importante se basear em outros fatores, como estrutura familiar e oportunidade de negócio - Getty Images/iStockphoto
Para comprar uma casa, é importante se basear em outros fatores, como estrutura familiar e oportunidade de negócio Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabriela Bulhões

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/03/2023 04h00

Com os juros altos, o momento não é bom para quem quer comprar um imóvel, já que o financiamento fica muito mais caro. A recomendação é continuar no aluguel e investir o dinheiro até a situação melhorar.

É melhor não comprar agora

  • É preciso fazer as contas. Se você mora de aluguel, é necessário avaliar a situação. O imóvel será comprado com dinheiro próprio e à vista ou com financiamento?
  • Os juros de financiamentos imobiliários estão em torno de 9,5%. Segundo a especialista em investimentos da Warren Priscila Zat, a queda desses juros depende da Selic. Quando isso acontecer, os bancos podem também reduzir suas taxas. Então pode ser um momento mais propício para adquirir um imóvel.

Onde investir até comprar a minha casa?

  • Uma alternativa é investir em ativos que compensem a inflação e aproveitem as taxas. Assim, os investimentos ficam protegidos contra a inflação com o passar do tempo.
  • Outra dica é escolher investimentos na renda fixa. Eles têm menos instabilidade. Com juros e inflação altos, a renda fixa dá mais resultado. A renda variável sofre com a situação.
  • Tenha também uma reserva de emergência. Isso o garante em caso de imprevistos, evitando resgatar investimentos antes da hora e com perdas.
  • Ter acompanhamento de especialistas também é uma dica da planejadora financeira. Um imóvel é uma aquisição a longo prazo e, além do valor da casa, há custos com documentação, despesas mensais e IPTU.
  • Não esqueça de ter paciência. Até chegar ao valor do imóvel, leva tempo e você ainda pode mudar de ideia pelo caminho. Eduardo Trigueiro, educador financeiro do Sicoob, afirma que é preciso disciplina para investir.

Investimentos que renderam mais

Existem muitas opções dentro da renda fixa. Prefira aplicar em investimentos que surfem na onda do IPCA e Selic, como títulos do Tesouro Direto.

A data para saque também é importante. Alguns ativos de renda fixa têm prazos de vencimento mais longos. Quanto mais distante o prazo, maior é a rentabilidade. Mas, se o dinheiro é para comprar um imóvel, você precisa ter acesso a ele na época de fechar o negócio. De nada adianta ter um bom rendimento, se você não consegue fazer o resgate quando precisa.

Não é preciso escolher um único ativo para investir. "A construção de um portfólio pode ser realizada por meio de uma carteira administrada", diz Priscila Zat.

Fique de olho na inflação. Entre 13 das principais aplicações analisadas por um levantamento do TradeMap, cinco modalidades de investimentos renderam acima da inflação em 2022. É o caso do índice de fundos multimercados, índice de dividendos, CDI (Certificados de Depósitos Interbancários), poupança e o IMA Geral, índice formado por uma carteira de títulos públicos, como Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado.

Cuidado ao ir além da renda fixa. Se optar por se arriscar na renda variável ou até diversificar mais os investimentos, contar com um profissional é o ideal para não ter dor de cabeça, diz Trigueiro.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.