Bolsa cai depois do Copom: o que está acontecendo?
Investidores ficaram frustrados com o comunicado mais duro do que o esperado do Comitê de Política Monetária (Copom). Por isso, a Bolsa está em queda.
O comitê do Banco Central manteve a taxa Selic em 13,75% - pela sétima vez consecutiva -, conforme era esperado pelo mercado. Mas não sinalizou quais serão os próximos passos. O problema é que os investidores esperavam que o BC já acenasse com a possibilidade de corte em agosto.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, está em queda de 1,56%, aos 118.545,28 pontos, por volta das 15h.
O que o Banco Central disse
No comunicado, o comitê falou em "cautela e parcimônia". O banco disse que o cenário atual é de uma queda da inflação mais lenda que a esperada. Além disso, as expectativas para a inflação futura ainda estão altas. Por isso, é necessário continuar com a cautela.
Além disso, cenário externo atrapalha. Os bancos centrais das principais economias continuam preocupados em levar a inflação para dentro da meta, "inclusive com a retomada de ciclos de elevação de juros em algumas economias, em um ambiente em que a inflação se mostra resiliente".
O que o mercado achou do comunicado
Foi um balde de água fria para as gestoras de investimento, que já estavam prevendo uma queda em agosto.
Consideramos que o comunicado da autoridade foi duro. No parágrafo prospectivo, apesar de ter removido a menção à possibilidade de retomada de alta da Selic, o BC promoveu diversas alterações reafirmando a perspectiva de estabilidade na taxa.
Étore Sanchez, Ativa Investimentos
O comunicado do Copom trouxe elementos mais duros do que nossa expectativa, mas o tom geral foi no sentido de abrir espaço para flexibilização nas próximas reuniões.
Débora Nogueira, economista-chefe da Tenax Capital
O Banco Central parece estar olhando mais pra reunião de setembro (para a queda de juros), enquanto o mercado parece estar mais convicto com a próxima reunião de agosto.
Daniel Cunha, estrategista-chefe da BGC Liquidez
Alguns investidores já tinham se adiantado e comprado ações mais arriscadas. São papéis de empresas que poderiam ser beneficiadas pela baixa dos juros, como companhias de tecnologia, de varejo, e também as mais endividadas.
Por isso, a Bolsa está caindo. Se os juros estão altos, vale mais a pena deixar o dinheiro em aplicações da renda fixa, que rendem mais sem risco, do que colocar o dinheiro em ações, fundos e outros ativos da renda variável.
O que deve acontecer com os juros
Nem tudo está já perdido. Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master, diz que há sinais sutis de que os juros podem ser reduzidos em agosto. "Eles retiraram a possibilidade de aumentar a taxa de juros caso a inflação volte a acelerar. Isso pode ser interpretado como mais um indício de um possível corte", diz o economista.
O BC foi claro ao dizer que tudo ainda vai depender do comportamento da inflação. "O banco reconheceu a melhora recente da inflação e das expectativas e afirmou que a atividade está desacelerando conforme o esperado", afirma Cassiana Fernandez, macroeconomista chefe do J.P. Morgan para Brasil e América Latina.
Ainda existe a possibilidade de corte de juros este ano. Cassiana acredita em um corte de 50 pontos em setembro, para 13,25%. Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, acredita que a maior possibilidade de queda é em agosto, mas de 0,25 pontos, para 13,50%.
Aulão: como sair da poupança com segurança para ganhar mais dinheiro
A poupança é o investimento mais usado pela maioria dos brasileiros. Mas há outras opções que podem ser mais vantajosas e que rendem mais.
Para quem está começando a investir, UOL terá uma série de quatro aulas ao vivo sobre como diversificar sua carteira. A série começa no dia 1° de junho.
O tema será "Como sair da poupança com segurança para ganhar mais dinheiro". Falaremos sobre as opções de investimento que existem, como avaliar o seu perfil para investir de acordo com sua tolerância ao risco, como diversificar sua carteira e como saber se os seus investimentos estão de acordo com os seus planos e sonhos.
As duas primeiras aulas já estão no ar. O primeiro episódio e fala sobre quais são os principais investimentos existem, como funcionam e quais são seus riscos. Assista à aula completa aqui. Já o segundo episódio mostra como descobrir qual é o seu perfil de investidor para aplicar melhor seu dinheiro, veja aqui.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.
Assinantes do UOL podem reassistir às aulas quantas vezes quiserem. Ao final, os assinantes ainda vão ganhar um guia exclusivo sobre como investir além da poupança. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre como ter renda passiva pingando na sua conta com os investimentos. Para saber mais, acesse o especial "Guia de Investimentos para ter Renda Passiva", exclusivo para assinantes.
Quer investir melhor? Receba dicas em seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?
A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.
Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. Há ainda conteúdos diários sobre diversos tipos de ativos.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.