IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa reduz taxa mínima do crédito imobiliário para empresas a 6,50% mais TR

Medida, segundo o presidente Pedro Guimarães, deve ajudar na geração de empregos, renda e acesso à moradia - AFP
Medida, segundo o presidente Pedro Guimarães, deve ajudar na geração de empregos, renda e acesso à moradia Imagem: AFP

Fabrício de Castro

Brasília

12/02/2020 17h58

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira, 12, a redução das taxas de juros cobradas em financiamentos imobiliários voltados para empresas. De acordo com a instituição, a taxa mínima do crédito imobiliário para pessoas jurídicas passará de 9,00% para 6,50% ao ano, mais a taxa referencial.

Esta taxa vale para clientes que já possuem relacionamento com o banco.

No caso das instituições que não possuem relacionamento com a Caixa, a taxa mínima passou de 13,25% para 11,75% ao ano, mais a TR. O prazo da construção é de até 36 meses em todos os casos. Já o prazo de carência é de 36 meses.

Além de reduzir as taxas nos contratos indexados à TR, a Caixa anunciou o lançamento de financiamentos indexados ao IPCA — o índice oficial de inflação — e o CDI.

Estes indexadores estarão disponíveis para os produtos "Apoio à Produção" e "Plano Empresa da Construção Civil".

O Apoio à Produção permite o financiamento do custo total da obra, além de possibilitar aos clientes pessoa física o financiamento para aquisição de sua unidade desde o início da construção do empreendimento. A linha é mais conhecida como "Imóvel na Planta".

Já o "Plano Empresa da Construção Civil", também chamada de "Plano Empresário", é voltado para empresas que querem produzir imóveis. "Na Caixa, essa modalidade permite o financiamento de clientes pessoa física a partir da execução de 80% do empreendimento", informou a Caixa por meio de nota.

A modalidade de IPCA mais TR terá taxa mínima de 3,79% ao ano para empresas com relacionamento com o banco e de 7,80% para aqueles sem relacionamento.

No caso do CDI, a modalidade CDI mais cupom cambial terá taxa mínima de 1,48% para empresas com relação com a Caixa e de 5,40% para aquelas sem relacionamento. Na modalidade constituída apenas por porcentual do CDI, a taxa será de 119% para quem tem relação com o banco e de 194% para quem não tem.

"Os novos indexadores possibilitam ao cliente da construção civil mais acesso ao crédito voltado para a produção imobiliária", afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, por meio da nota. "As consequências dessas medidas serão a retomada dos lançamentos de empreendimentos, geração de emprego, renda e acesso à moradia", acrescentou.