IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aurora vai realizar testes para covid-19 em 11 mil funcionários

Aurora poderá realizar até 22 mil testes; trabalhadores ficarão afastados até sair o resultado - RICARDO MORAES
Aurora poderá realizar até 22 mil testes; trabalhadores ficarão afastados até sair o resultado Imagem: RICARDO MORAES

São Paulo

18/08/2020 10h34Atualizada em 18/08/2020 12h25

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, em Santa Catarina, vai iniciar testes de diagnósticos para a covid-19 na próxima sexta-feira (21) em trabalhadores das unidades de Guatambu, Xaxim e de duas unidades de Chapecó, totalizando cerca de 11 mil empregados.

Os testes seguirão os modelos de método RT-PCR, sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase.

O acordo com o MPT-SC (Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina) foi firmado em 4 de agosto e prevê a testagem de empregados e terceirizados em duas ocasiões.

Segundo o MPT-SC, os trabalhadores submetidos aos exames não poderão retornar às atividades até o efetivo resultado do teste RT-PCR e avaliação clínica para verificar a situação de saúde dos trabalhadores e identificação de eventuais empregados com sintomas.

Quem testar positivo para a covid-19 ficará afastado por 14 dias, retornando ao trabalho após este prazo, se estiver assintomático há pelo menos 72 horas. Os negativados retornam às atividades, desde que assintomáticos há 72 horas.

As duas etapas de testagens serão feitas com intervalos de 14 a 21 dias, podendo alcançar 22 mil procedimentos.

O número total de testes a serem realizados representa aproximadamente 10%, do total dos 220 mil testes já realizados pelo estado de Santa Catarina desde o início da pandemia.

Os médicos Edna Niero e Cléber Gonçalves Jardim, informaram no comunicado que "os testes diagnósticos para a covid-19, pelo método RT-PCR, em todos trabalhadores de uma determinada empresa, são eficazes para bloqueio de transmissão, uma vez que identificam casos pré-sintomáticos e sintomáticos nos estados iniciais da doença, período em que a carga viral é mais elevada e ocorre maior número de transmissões".

Coronavírus em frango

O governo de Hong Kong, província autônoma da China, suspendeu a importação de carne de frango da unidade da Aurora Alimentos de Xaxim.

A notícia foi publicada em comunicado divulgado hoje no site do Centro de Segurança Alimentar (CFS, na sigla em inglês) do país.

A medida, segundo o órgão, deve-se à presença de traços de novo coronavírus em lote de asa de frango congelada pertencente ao frigorífico brasileiro e detectada na semana passada pelo município de Shenzhen.