IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Prévia' do PIB sobe 0,29% em novembro e 1,86% em um ano, aponta BC

Do UOL, em São Paulo

17/01/2019 08h34

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" informal do PIB (Produto Interno Bruto), mostrou que a economia cresceu 0,29% em novembro, em relação a outubro, informou o Banco Central nesta quinta-feira (17).

Na comparação com novembro do ano passado, o índice teve alta de 1,86% e no acumulado em 12 meses registrou crescimento de 1,44%.

Vendas no comércio subiram

Em novembro, o destaque positivo na economia ficou por conta das vendas no varejo, que subiram 2,9% sobre outubro, no melhor dado para o mês em 18 anos, impulsionado pela Black Friday. 

A produção industrial brasileira chegou a interromper quatro meses de queda, mas o aumento de 0,1% sobre o mês anterior foi o resultado mais fraco para novembro em três anos. 

Já o setor de serviços ficou estagnado pelo segundo mês seguido e teve o pior desempenho para novembro em dois anos, indicando moderação para o final do ano.

PIB oficial 

Os últimos dados oficiais do IBGE sobre o desempenho do PIB foram divulgados em novembro. 

A economia brasileira cresceu 0,8% no terceiro trimestre do ano passado, em relação ao trimestre anterior. Foi o sétimo resultado positivo seguido nesta comparação. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB subiu 1,3%, na sexta alta consecutiva. Em valores atuais, o PIB totalizou R$ 1,716 trilhão.

Expectativas

Na pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira (14) pelo BC, a projeção dos economistas consultados é de que o PIB tenha crescido 1,28% em 2018. 

Em um ambiente de baixa taxa de juros, aumento da confiança e expectativa de melhora dos gastos e investimentos passada a eleição presidencial, a projeção para 2019 é de uma expansão de 2,57%.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE.

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

UOL Notícias