Governo paga hoje R$ 600 para mais um grupo que recebe Bolsa Família
O governo começa a pagar nesta segunda-feira (27) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para os beneficiários do Bolsa Família com último dígito do NIS igual a 7. Os benefícios não serão acumulados. A pessoa receberá o que for de maior valor entre o Bolsa Família e o auxílio emergencial.
O calendário para quem está no programa segue o do Bolsa Família, diferentemente de quem se inscreveu por meio do aplicativo da Caixa, pelo site ou estava no Cadastro Único, que seguem calendários específicos. O pagamento da primeira parcela para quem tem final do NIS de 1 a 6 já foi feito.
Os demais beneficiários do Bolsa Família recebem a primeira parcela nos seguintes dias:
- Terça-feira (28): último digito do NIS é igual a 8
- Quarta-feira (29): último digito do NIS é igual a 9
- Quinta-feira (30): último digito do NIS é igual a 0
Saque em dinheiro começa hoje
Nesta segunda começa o saque do auxílio em dinheiro direto da poupança digital da Caixa, sem usar cartão. Os primeiros beneficiários que poderão retirar os valores são os nascidos em janeiro e fevereiro. O saque será liberado em etapas, de acordo com o mês de aniversário da pessoa, para evitar aglomerações nas agências.
Os depósitos são feitos nas poupanças digitais da Caixa abertas automaticamente na hora da inscrição, ou em uma conta que já existia, indicada pelo beneficiário.
Para quem já recebeu a primeira parcela do benefício, o valor está disponível na poupança, sendo possível usá-lo para pagamentos, como boletos e contas de água, luz ou telefone, além de transferências para outros bancos. Quem transferir para outra conta ou optou pelo depósito direto em sua conta já existente, da Caixa ou de outro banco, pode sacar normalmente em dinheiro antes desse prazo.
Confira o calendário de saques em espécie direto da poupança digital:
- 28 de abril - nascidos em março e abril
- 29 de abril - nascidos em maio e junho
- 30 de abril - nascidos julho e agosto
- 04 de maio - nascidos em setembro e outubro
- 05 de maio - nascidos em novembro e dezembro
Para sacar esse dinheiro em espécie, é necessário ter acesso ao aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS), segundo o banco, que é diferente do app usado para quem não está no Cadastro Único fazer a inscrição para receber o benefício.
A Caixa afirma que deve haver uma opção habilitada no app para que o trabalhador informe o valor a ser retirado. Ao fazer isso, será gerado um código para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas.
Problemas com os aplicativos
Muitos beneficiários, porém, têm relatado dificuldades há pelo menos uma semana com o aplicativo Caixa Tem, disponibilizado pelo banco para movimentar o dinheiro recebido do governo. Nas redes sociais, há diversos relatos de problemas para acessar o app e de usuários que se depararam com mensagens de erro ao tentar fazer movimentações financeiras.
Também há relatos de pessoas que ainda não conseguiram a aprovação para o benefício ou não receberam o valor. Isso pode acontecer por causa do calendário de pagamentos (que ainda está em andamento), por atraso na análise do cadastro pelo governo, porque a pessoa não tem direito ou por problemas técnicos com os aplicativos da Caixa.
O cadastro por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (para sistema Android e iOS), ou pelo site da Caixa, estará disponível até o dia 2 de julho de 2020 para quem se enquadra nos critérios para receber o benefício.
A inscrição por meio dessas plataformas só é necessária para quem não estava no Cadastro Único até 20 de março, nem recebe o Bolsa Família.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.