IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dori Alimentos é "lugar mais incrível para trabalhar" no quesito bem-estar

Dori/Divulgação
Imagem: Dori/Divulgação

Carol Castro

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 01h08

Comemorar é com os funcionários da Dori, uma das maiores produtoras de snacks e fruit snacks do Brasil. Mesmo na pandemia, a empresa deu um jeito de celebrar mais um ano de existência. Todos os funcionários receberam em casa um kit churrasco, com vários tipos de carne, e curtiram uma programação virtual com quatro horas de duração.

Quando souberam da premiação no "Lugares Incríveis para Trabalhar", em 2020, não puderam se abraçar. Mas não se falava em outra coisa no refeitório, na portaria ou nas salas da Presidência. Pois podem colocar a carne na brasa e celebrar um novo feito: em 2021, a empresa foi a "Mais Incrível em Bem-Estar" e ficou em 2º lugar entres as empresas de grande porte. A premiação é baseada na Pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), realizada entre fevereiro e junho de 2021 com mais de 180 mil funcionários de 380 empresas brasileiras.

Dori Alimentos - Eric Fiori/UOL - Eric Fiori/UOL
Imagem: Eric Fiori/UOL

"Marília é uma cidade de porte médio, então nós realmente nos relacionamos no dia a dia. Conhecemos a família uns dos outros; nossos filhos brincam e estudam juntos; frequentamos a casa uns dos outros e nos ajudamos", conta Isabel Pena, gerente de recursos humanos. "O 'Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar' funciona como uma checagem da rota de navegação. Nosso norte é e sempre será o bem-estar do colaborador."

Bem-estar dentro e fora da empresa

Por ser uma indústria de alimentos, a Dori precisa respeitar requisitos rígidos para segurança do alimento mesmo nas áreas comuns. Isso não impede a empresa de oferecer espaços de lazer e descompressão aos colaboradores. Os centros sociais das unidades são equipados com jardins naturais e bancos. Nestes locais, os colaboradores têm acesso à TV, áreas de jogos com mesas de sinuca, pebolim e de tênis de mesa, wi-fi livre, livros e revistas.

Outro ponto a se destacar no cuidado da empresa com os colaboradores é a realização de exames de saúde periódicos, além de apoio para necessidades relacionadas à saúde mental. A empresa mantém dois psicólogos em cada unidade produtiva, em convênio com uma clínica especializada, disponíveis para atender solicitações pontuais.

No início da pandemia, a área de comunicação em parceria com gestores dos demais departamentos, desenvolveu uma cartilha de orientação para home office. Após esta iniciativa, os líderes passaram a compartilhar boas práticas que têm realizado com suas equipes nas reuniões mensais gerenciais. A partir dessa troca, as rotinas que fazem sentido são replicadas para as demais áreas.

A Dori também tem acordo de compensação de horas com o sindicato local, facilitando a flexibilização de horário dos colaboradores. As horas podem ser administradas durante o ano de vigência desde que não ultrapassem 45 horas mensais. Existe ainda para a equipe administrativa a flexibilidade diária de entrada e saída, já disponível em sistema. Dessa forma o colaborador da Dori tem facilidades para se organizar entre as tarefas pessoais e profissionais.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2022? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em setembro de 2021.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.