Lira diz que teto do ICMS deve ser votado ainda hoje na Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que pretende votar ainda hoje as mudanças feitas pelo Senado no projeto do teto de cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis.
"A votação provavelmente deve acontecer hoje na Câmara", disse ele em entrevista ao canal CNN Brasil. "O que iremos apreciar são somente as alterações. Lógico que o que já foi comum as duas Casas, é tido como já tido como aprovado, vamos nos debruçar sobre as alterações e decidir se vamos manter ou derubar".
O Projeto de Lei Complementar nº 18 limita a uma faixa de 17% a 18% a cobrança de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e comunicações. O projeto foi aprovado ontem pelos senadores.
Ao limitar o ICMS cobrado nos quatro itens, em especial em combustíveis, os parlamentares buscam reduzir os preços cobrados do consumidor final. Durante a tramitação na Câmara, deputados chegaram a citar a possibilidade de redução de até 11% da conta de luz e de até 12% do valor dos combustíveis. No Senado, não foram citados percentuais.
Especialistas de fora do governo vêm alertando que a limitação do ICMS pode não impedir a escalada de preços. Isso porque, na outra ponta, o aumento do custo do petróleo no mercado internacional e do dólar ante o real podem manter os combustíveis em alta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.