IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pedro Guimarães diz que diretor encontrado morto era 'exemplo' na Caixa

Pedro Duarte Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal - Marcos Corrêa/PR
Pedro Duarte Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal Imagem: Marcos Corrêa/PR

Do UOL, em São Paulo*

20/07/2022 16h16Atualizada em 20/07/2022 16h45

Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa acusado de assédio sexual e moral por funcionárias, lamentou hoje a morte do diretor de Controles Internos e Integridade do banco estatal, Sérgio Ricardo Faustino Batista, 54. Segundo Guimarães, o colega era um "exemplo para todos na Caixa".

Batista foi encontrado morto na noite de ontem no edifício-sede do banco estatal, em Brasília. Segundo informações da Polícia Civil do Distrito Federal, o diretor foi encontrado já sem vida na parte externa do prédio.

A diretoria até então comandada por Batista foi a responsável por receber as denúncias de assédio sexual contra Guimarães — ele nega essas acusações. Além de investigar condutas de cunho sexual dos funcionários, o órgão também apura casos de abuso de poder, discriminação, corrupção, lavagem de dinheiro e nepotismo, por exemplo. Uma vez recebidas essas denúncias, elas são encaminhadas à Corregedoria do banco.

Guimarães elogiou o ex-colega de empresa em publicação no Instagram na manhã desta quarta-feira.

"Lamento profundamente a morte de Sérgio Ricardo Faustino Batista, com quem trabalhei durante três anos e meio. Funcionário correto e humano, excelente exemplo para todos da Caixa. Desejo força a seus parentes e amigos neste momento de dor", escreveu o ex-presidente do banco estatal.

Os comentários estão limitados na postagem e só tem dois comentários até a publicação desta reportagem. O primeiro é de Manuella Guimarães, esposa de Pedro Guimarães, que escreveu: "Que nosso Senhor abençoe e console sua família [emoji de mãos rezando e um coração].

O outro comentário foi de Fabiano Guimarães da Rocha (Republicanos), ex-intérprete de libras do presidente Jair Bolsonaro (PL) e pré-candidato a deputado federal pelo Distrito Federal, que disse: "Que Deus conforte a todos os familiares".

Morte do diretor

A Polícia Civil do Distrito Federal informou que o diretor foi encontrado já sem vida na parte externa do edifício-sede do banco estatal, em Brasília.

O caso é investigado pela 5ª DP (Delegacia de Polícia) e tipificado, preliminarmente, como suicídio.

Por meio de nota, a Caixa manifestou pesar pela morte do funcionário. "Nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares, aos quais estamos prestando total apoio e acolhimento. O banco contribui com as apurações para confirmar as causas do ocorrido", disse.

Segundo o site Metrópoles, a PF (Polícia Federal) foi informada da ocorrência. O UOL também procurou a corporação, que informou que o caso é investigado somente pela Polícia Civil.

Relembre as acusações contra Pedro Guimarães

Os casos de assédio sexual relatados por funcionárias da Caixa contra Pedro Guimarães incluíram toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites incompatíveis à relação de trabalho. As denúncias estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal. O TCU (Tribunal de Contas da União) também pediu a órgãos de controle a abertura de investigação.

Depois dos primeiros casos, outros relatos surgiram. Uma testemunha, que é assessora de diretoria do banco e trabalhava na matriz, mas não diretamente com Guimarães, disse que as funcionárias se escondiam no banheiro ao ouvir a voz do chefe no corredor. O relato foi mostrado pela GloboNews.

Uma funcionária da Caixa há 11 anos e gerente de agência há 7 anos em uma capital do país, Rosimara* (nome fictício), afirma que a entrada de Guimarães na chefia do banco trouxe com ela uma naturalização da cultura do assédio.

Casos de assédio moral também foram denunciados. Áudios obtidos pela coluna de Rodrigo Rangel, no site Metrópoles, mostram o ex-presidente da Caixa ameaçando funcionários de demissão, além de uma rotina de xingamentos.

Caguei para a opinião de vocês porque eu que mando. Não estou perguntando. Isso aqui não é uma democracia, é a minha decisão.
Ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante uma reunião

Em outro áudio, Guimarães insinua que pode demitir funcionários que tomarem decisões sem consultá-lo.

"Vocês são malucos. Vocês só têm a perder. Não tem que ligar para ninguém. Se eu não dei ok, não dei ok e acabou. Por que vocês vão tomar o risco de perder a função por uma coisa que eu não autorizei?", questiona Guimarães.

Com a revelação dos casos, Guimarães pediu demissão. Em seu lugar, assumiu Daniella Marques, então da equipe econômica do ministro Paulo Guedes.

Procure ajuda

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

*Com Caíque Alencar, do UOL, em São Paulo