IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pix Crédito: O que se sabe até agora sobre nova função anunciada por Haddad

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz que Pix Crédito deve ser lançado neste ano - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz que Pix Crédito deve ser lançado neste ano Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

21/02/2023 04h00

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o BC vai lançar o Pix Crédito em 2023. O objetivo é autorizar as instituições financeiras a oferecerem crédito pelo Pix.

Não foram divulgados muitos detalhes de como funcionaria. Renato Aragon, diretor associado da consultoria Xsfera, afirma que a novidade está sendo discutida em fóruns do Banco Central. Veja alguns pontos sobre a ideia.

O que se sabe até o momento

O BC fez uma reunião em dezembro de 2022 e, segundo Aragon, não se falou sobre Pix Crédito como um lançamento para este ano. O Fórum Pix é um comitê que consulta vários agentes do mercado para a construção de novas funcionalidades do Pix. As novidades previstas para 2023 são o Pix Automático (que vai funcionar como débito automático) e a inclusão de um dispositivo de segurança para coibir uso de contas laranjas.

A especulação é de que Haddad tenha trazido a informação do Pix Crédito depois de ter se reunido com o presidente do BC, diz Aragon. Haddad se reuniu com Roberto Campos Neto antes da reunião da Fiesp em que fez declaração sobre Pix.

O Ministério da Fazenda disse ao UOL que assuntos relacionados ao Pix devem ser tratados com o BC. Procurado, o BC não respondeu até a publicação desta reportagem.

Os especialistas ouvidos pelo UOL dizem que ainda há pouca informação sobre o Pix Crédito.

Na prática, sabemos poucas coisas ou temos pouca expectativa de como vai ser, como os agentes do mercado vão ser remunerados. O Pix tem o alicerce sólido de o pagamento ser instantâneo. O pagamento a crédito deve ter juros, ou o BC vai ter que definir alguma remuneração entre as partes.
Bruno Samora, da Matera

Seria uma alternativa de crédito mais barato

O Pix Crédito aparece em um momento em que o Brasil bate recorde no número de endividados. Uma pesquisa da CNC diz que 77,9% das famílias declararam ter dívidas em 2022.

Com a alta da Selic para controlar a inflação, o crédito está mais caro no Brasil. O governo Lula critica a taxa de juros e defende sua redução. A expectativa dos especialistas é que o Pix Crédito poderia ser uma alternativa de crédito mais barato, mas ainda não há informações oficiais a respeito.

Pix Crédito deve ter função parecida com cartão de crédito

Em meados do ano o Pix vai virar um instrumento de crédito.
Fernando Haddad, em evento da Fiesp

Não é o Pix que vai dar o crédito, e sim o banco por meio de um contrato de crédito. Ou seja, como uma garantia real, em algum imóvel, ou sem garantia em um crédito pessoal.
Tiago Severo, sócio coordenador da prática de banking do Caputo, Bastos e Serra Advogados

É possível considerar que o Pix Crédito terá funções semelhantes às de um cartão de crédito com a vantagem de eliminar intermediadores, o que permitirá que as transações realizadas por esse método tenham um custo inferior.
Renato Aragon

Maior acesso a crédito, mas exige cuidados com golpes

Savero diz que uma das vantagens é abrir mais uma oportunidade de acesso a crédito aos brasileiros. Samora diz que uma vantagem aos lojistas deve ser receber o valor na hora, já que o pagamento via cartão demora alguns dias para cair na conta do vendedor.

O Pix Crédito pode permitir que o cidadão parcele compras pelo Pix, favorecendo as compras em lojas físicas e virtuais. Aragon diz que o Pix se tornaria um concorrente ainda mais forte dos cartões de crédito. Além da função como o cartão de crédito, a expectativa é de que o Pix Crédito possa funcionar como um empréstimo tradicional com tarifas mais baixas.

O cuidado vai ser avaliar se a modalidade pode ter alguma cobrança de juros. Quando o consumidor atrasa o pagamento da fatura do cartão de crédito, por exemplo, precisa pagar juros altos (409,3% ao ano, no fim de 2022).

A desvantagem é que será mais uma funcionalidade para que os bancos pensem em segurança. O foco precisa ser prevenir golpes.

Pix parcelado em bancos

Alguns bancos já oferecem uma modalidade de Pix que tem a mesma função do cartão de crédito. O Pix Parcelado é uma forma de oferecer crédito ao consumidor final com cobrança de juros.

O Santander oferece a modalidade desde março de 2022. O Itaú anunciou que vai lançar o Pix Parcelado em abril de 2023.