IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lugares Incríveis Para Trabalhar 2023: você já pode inscrever sua empresa

Julia Moióli

Colaboração para o UOL

02/03/2023 04h00

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar, iniciativa do UOL e da FIA (Fundação Instituto de Administração) que reconhece as empresas com melhores práticas de gestão de pessoas do país.

Até 30 de maio, qualquer companhia privada, instituição pública, organização do terceiro setor e cooperativa com 50 funcionários ou mais pode se inscrever em feex.fia.com.br/inscricao, para responder gratuitamente ao questionário da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), elaborada com uma metodologia exclusiva para avaliar o ambiente de trabalho e a satisfação dos trabalhadores.

Como o prêmio funciona

A pesquisa é organizada em duas etapas:

  • A FEEx ouve funcionários com vínculos de trabalho regidos pela CLT, estagiários e associados (incluindo PJs) sobre temas como benefícios, planos de carreiras, liderança e diversidade e inclusão. Ouve também a área de Recursos Humanos, que responde a questões sobre suas práticas de gestão.
  • Em seguida, a equipe de especialistas da FIA realiza auditorias nas empresas que atingiram requisitos e notas mínimas, para verificar as informações.

As três empresas com melhor avaliação, de acordo com seu porte (pequeno, médio e grande), serão escolhidas como Lugares Incríveis Para Trabalhar. Os premiados são anunciados em uma cerimônia transmitida pelo UOL e prevista para o mês de setembro

Também há premiações especiais por categorias de gestão, setores de atividade e públicos internos.

Ano passado, o prêmio selecionou 140 empresas com as melhores práticas de RH e clima organizacional do país, depois de ouvir 188 mil funcionários de 300 organizações nacionais.

FEEx 2023 tem novidades

A próxima edição da pesquisa contará com a inclusão de um novo indicador no total do i-FEEx (Índice FIA Employee Experience).

Trata-se do iMatch, que mede o alinhamento dos funcionários com a cultura e a visão de negócio da organização --e terá peso de 5% na nota final das empresas.

"O índice revela a força da marca e é uma forma de mostrarmos como essa conexão de valores é importante", acredita Lina Nakata, professora da FIA Business School e coordenadora técnica da FEEx, cuja equipe conta ainda com a atuação de Daniel Andere de Mello e Filipe Fonoff e com a liderança dos docentes da FEA-USP André Fischer e Joel Dutra.

Os outros índices que compõem a nota final são:

  • Índice de Clima Organizacional (peso 60%)
  • Índice de Liderança (peso 5%)
  • Índice do CEO --calculado a partir das respostas dos funcionários (peso 5%)
  • Índice de Gestão de Pessoas --baseado em informações do RH (peso 25%)

Novas perguntas sobre o tema modalidade de trabalho também foram incluídas no questionário.

Agora, a FEEx faz a distinção entre quem trabalha de forma exclusivamente presencial e quem adota home office parcial ou total. A partir da resposta, uma nova aba é aberta para questões mais específicas, como o número de dias semanais em trabalho remoto, o grau de satisfação e de produtividade e o impacto do regime na saúde mental.

O layout da pesquisa também foi reformulado para ficar mais claro e didático, com linhas de acompanhamento que permitem ao funcionário visualizar as etapas já preenchidas.

Por que vale a pena

Embora as vencedoras do Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar se consagrem como referências em gestão de clima no Brasil, elas não são as únicas a se beneficiar da FEEx.

Na verdade, todos os participantes saem ganhando.

"A pesquisa é um grande projeto de gestão de pessoas, que mobiliza e organiza a área de recursos humanos", acredita Nakata

É a chance de a empresa conhecer melhor sua realidade, com questões diferenciadas que abordam tópicos como fatores de estresse, sedentarismo e hábitos de sono, e tomar decisões mais assertivas e estratégicas a partir dos resultados, entendendo que isso vai melhorar o próprio negócio"

Lina Nakata coordenadora técnica da FEEx

Outros benefícios de peso são:

  • Possibilidade de comparação com o mercado --por contar com um grande número de empresas participantes, a FEEx oferece referências sólidas;
  • Valorização das marcas no maior portal de conteúdo do país, o UOL;
  • Impactos no resultado financeiro e na atração de talentos.

As empresas classificadas apresentam um retorno sobre o patrimônio líquido três vezes maior e um turnover 30% menor, de acordo com a FIA.

Além disso, todas as empresas que atingem uma pontuação de no mínimo 75% no Índice de Clima Organizacional recebem o Certificado FIA de Qualidade do Ambiente de Trabalho, que é válido por um ano.

O processo também é vantajoso para os funcionários, que têm a oportunidade de colocar sua opinião e dizer como se sentem sobre assuntos importantes para sua carreira, de forma confidencial e a um órgão externo e isento.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2023? As inscrições estão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx

O Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.