Conteúdo publicado há 10 meses

Distribuição dos R$ 12,7 bilhões de lucro do FGTS começa quinta, diz Caixa

A Caixa Econômica Federal informou hoje que vai iniciar a distribuição dos R$ 12,7 bilhões de resultado do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) na quinta-feira (27).

O que aconteceu:

Os valores serão creditados nas contas de FGTS entre os dias 27 e 31 de julho.

Cerca de 132 milhões de trabalhadores que possuíam conta de FGTS com saldo em 31 de dezembro de 2022 receberão o crédito, proporcional ao saldo existente naquela data.

Como consultar o FGTS

A consulta do saldo e extrato pode ser feita pelo aplicativo FGTS. O app está disponível para Android e iOS.

Selecione a opção "Cadastre-se". Preencha todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastre uma senha de acesso. A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Depois de incluir seus dados, clique no botão "Não sou um robô".

Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você. Acesse-o e clique no link que foi enviado. Após o cadastramento, abra o app e informe o "CPF" e "senha" cadastrada.

Vão aparecer algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional para confirmar que é você quem está acessando o aplicativo. Leia e aceite as condições de uso do aplicativo, clicando em concordar. O acesso será liberado;

Para consultar o saldo atual, clique em "saldo total do FGTS". Lá aparecerá a soma de valores disponíveis em todas as contas (ativas e inativas).

Continua após a publicidade

Para saber o valor em conta em dezembro do ano passado, clique em "ver todas as suas contas". Depois, é preciso gerar o PDF do extrato de cada uma delas para checar o saldo da conta em 2022. Clique em "ver extrato" e "gerar extrato PDF". Lá é possível ver o saldo da conta em cada mês e todos os depósitos que foram feitos pelos empregadores.

O que é o lucro do FGTS

O dinheiro do FGTS fica aplicado e tem rentabilidade de 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). Além dessa rentabilidade prevista pelo fundo, a Caixa aumenta os ganhos do FGTS emprestando dinheiro das contas para financiar projetos de habitação, saneamento e infraestrutura.

Os empréstimos são feitos com juros e, quando são pagos, geram lucro ao fundo. Este valor que é distribuído aos trabalhadores que têm contas no FGTS. A distribuição dos lucros começou a ser feita em 2017, referente aos ganhos obtidos em 2016.

Deixe seu comentário

Só para assinantes