Amazon e Casino avaliam parceria ou venda da Via Varejo, diz fonte
SÃO PAULO (Reuters) - A Amazon.com e grupo de varejo francês Casino estão em negociações para um acordo no Brasil por meio de uma parceria ou com a venda da Via Varejo, disse uma fonte com conhecimento sobre o assunto nesta terça-feira (27).
As negociações sobre a Via Varejo, do GPA (Grupo Pão de Açúcar), grupo controlado pelo Casino, acelerariam o processo de avanço da Amazon no maior mercado da América Latina. A Via Varejo tem uma das maiores operações de comércio eletrônico do Brasil e mais de 900 lojas físicas, entre elas o Ponto Frio e as Casas Bahia.
Leia também:
- Sequestro, briga familiar, futebol, barcos, prejuízo: a vida de Abilio
- Herdeiro da Marabraz confessa fraude contra ex em divórcio
- Quase apanhei ao defender cotas em empresas, diz dona do Magazine Luiza
O movimento vem após a gigante de comércio eletrônico e o Casino fecharem um acordo para vender mantimentos da rede francesa Monoprix, do Casino, por meio da Amazon.
O acordo no Brasil, uma negociação mais complexa que tem sido discutida pelas empresas desde janeiro, poderia ser estruturado usando o mesmo modelo ou com a venda da Via Varejo, disse a fonte.
As notícias das conversas impulsionavam as ações do GPA, que subiam 4,2%, e as units da Via Varejo, que avançavam 4,9%, às 13h04, liderando a ponta positiva do Ibovespa, que tinha oscilação positiva de 0,03%.
Via Varejo e representantes da Amazon no Brasil não comentaram o assunto. Casino e GPA reiteraram que colocaram a fatia controladora da Via Varejo há venda em outubro de 2016, acrescentando que o processo de venda está em andamento e não há nada material para divulgar neste momento. O Casino também negou qualquer parceria envolvendo a Via Varejo.
Poucos interessados
A Via Varejo atraiu pouco interesse em 2016, diante de um quadro de custos elevados e que pesavam sobre os resultados da rede. Desde então, a empresa se reorganizou e expandiu operações de comércio eletrônico, apresentando lucro em quatro dos últimos cinco trimestres.
A Amazon tem avançado lentamente no competitivo mercado de varejo online brasileiro, começando com a venda de livros eletrônicos em 2012, acrescentando a oferta de livros físicos dois anos depois e oferecendo a venda de produtos de terceiros em outubro.
A Reuters informou recentemente que a Amazon está se preparando para avançar sua presença no Brasil, conversando com fornecedores locais de eletrônicos e de outros produtos e transferindo as operações logísticas no Brasil para um complexo de galpões no município de Cajamar.
Analistas do JPMorgan escreveram em nota a clientes que um acordo com a Via Varejo poderia ser "um potencial atalho para a expansão da Amazon no Brasil, particularmente por fornecer capacidades de atendimento que têm sido um problema central". A Via Varejo tem cerca de 26 centros de distribuição espalhados no país.
(Reportagem adicional de Flavia Bohone e Paula Arend Laier)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.