IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índices têm fortes quedas com intensificação de embate comercial sino-americano

Stephen Culp

13/05/2019 17h39

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados de ações dos Estados Unidos mergulharam nesta segunda-feira, após a China desafiar Washington e anunciar tarifas retaliatórias, no mais recente episódio da cada vez mais beligerante disputa comercial entre os dois países, o que fez investidores fugirem da renda variável em busca de ativos menos arriscados.

Os três principais índices acionários dos EUA perderam terreno em meio a vendas generalizadas, com o Nasdaq sofrendo sua pior queda percentual neste ano. O S&P 500 e o Dow Jones tiveram seus maiores recuos percentuais desde 3 de janeiro.

A China disse que elevaria tarifas sobre 60 bilhões de dólares em produtos norte-americanos, apesar dos alertas do presidente dos EUA, Donald Trump, contra retaliação chinesa ao aumento de tarifas imposto por Washington na sexta-feira passada.

O movimento alimentou temores de uma desaceleração da economia global.

"O mercado está se dando conta de que isso foi uma quebra absoluta nas negociações (comerciais) e que tudo retrocedeu", disse o estrategista-chefe de mercado da JonesTrading, Michael O'Rourke.

"Pode ser muito ruim", completou. "Há muita incerteza. Isso deveria levar a mais desaceleração na economia."

O índice de volatilidade da CBOE, um parâmetro para a ansiedade dos investidores, registrou a maior alta em pontos desde ano.

O índice Dow Jones caiu 2,38%, para 25.324,99 pontos. O S&P 500 perdeu 2,41%, para 2.811,87 pontos. E o Nasdaq Composto recuou 3,41%, para 7.647,02 pontos.

Será que a China é mesmo um país comunista?

UOL Notícias